top of page

Café com o prefeito: ACIM e Poder Público discutem soluções para a cidade


A ACIM realizou no dia 24 de agosto mais um Café com o Prefeito. O encontro tem o objetivo de aproximar a entidade do poder público, de forma a trocar ideias e discutir soluções para a cidade. Participaram empresários, coordenadores de núcleos e diretores da ACIM, além do prefeito Rosenvaldo Júnior e o secretário de turismo Dorlin Nunes.

O presidente da ACIM, Jaime Pacheco Alves, sugeriu ao prefeito a aplicação de uma metodologia que norteie e organize as reuniões dos conselhos municipais. “Alguns conselheiros mencionam que as reuniões estão improdutivas e sem um alinhamento. A aplicação de uma metodologia similar a do Programa Empreender da Facisc ajudaria a organizar pautas, atas e uma mediação para que as reuniões tenham começo, meio e fim dentro do tempo estipulado, da mesma forma que ajudaria a seguir um planejamento estratégico de cada conselho com metas e prazos a cumprir”, destaca.

Quanto ao Acesso Norte o prefeito deu ciência que já pediu que a empresa retome os trabalhos e reforçou que seja feita a sinalização adequada da via. Entretanto a empresa alegou que tem a receber mais de R$ 2 milhões em atraso. “O município e a SC Par estão com todas as parcelas em dia, porém o Estado não repassou nada até o momento, então estamos resolvendo este entrave agora”, explica.

ACIM Mulher Empresária – O núcleo está preocupado com o destino da coleta seletiva de lixo, tendo em vista que o centro de triagem está desativado e as empresárias estão questionando como está sendo feito o descarte. O prefeito mencionou que existe um problema no centro de triagem, entretanto há alguns meses já solicitou que a vigilância sanitária verificasse a real situação daquela área. Como o estado era muito precário foi determinado o fechamento da usina de triagem. Há menos de um mês foi iniciada uma revitalização e estão regularizando a situação da cooperativa, que estava com o estatuto irregular. O prefeito acredita que até outubro eles estejam regularizados. Posteriormente a prefeitura irá fazer um chamamento público para a prestação do serviço.

ACIM Escritórios Contábeis - O Núcleo apresentou ao prefeito o programa SC Bem Mais Simples, que foi instituído pela lei 17.071, sancionada no início desse ano, com o objetivo de diminuir os entraves para aberturas, licenciamentos, alvarás, fechamentos, entre outros processos para empresas de baixa complexidade, ou seja, com atividades que não comprometem a segurança sanitária, ambiental e com baixo potencial poluidor. O SC Bem Mais Simples prevê o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES), com base nas informações constantes da autodeclaração dos empreendedores.

Os contadores perceberam que dentro da prefeitura estão acelerando o processo de abertura de empresas, porém ainda existe um pouco de demora em algumas secretarias. Sendo assim solicitou que o prefeito reforce a importância da agilidade nesses processos. O prefeito explicou que com o Programa de Desligamento Voluntário esperam a saída de alguns colaboradores e que a prefeitura possa investir e capacitar os colaboradores que irão permanecer.

ACIM Jovem Empreendedor – O núcleo sugeriu que a matéria Empreendedorismo seja inserida nas escolas municipais e que alunos do 9º ano possam participar de visitas técnicas em empresas, colocando-se à disposição para auxiliar no projeto. O prefeito agradeceu pela sugestão e informou que irá repassar a ideia para a secretaria de educação analisar a viabilidade.

ACIM Turismo Praia do Rosa e Barra de Ibiraquera – O Núcleo da Praia do Rosa se comprometeu em custear a instalação da fibra ótica e da parte elétrica para a instalação de duas câmeras de segurança no Rosa Norte. Já há um projeto na prefeitura, porém não foi dado continuidade. Foi solicitado também que seja incluído nesse projeto uma câmera para a Barra de Ibiraquera, tendo em vista os problemas de segurança que a região tem enfrentado. O prefeito irá procurar o projeto para analisar o que pode ser feito.

O Núcleo de Turismo da Praia do Rosa está preparando uma pesquisa sobre o perfil do turista na praia, a ser realizada em parceria com a Secretaria de Turismo, que contratará estagiários para a aplicação durante a temporada, no posto da Polícia Militar. O Secretário Dorlin informou que os estagiários já foram solicitados. Sobre as ações para a temporada de Verão 2018, deu ciência que uma comissão está reunida na prefeitura tratando deste tema.

ACIM Comércio Exterior - O Núcleo está preocupado com a falta de infraestrutura nos acessos, principalmente tendo em vista o aumento da movimentação que terá a partir da vinda nas novas linhas. Também estão apreensivos com a falta de sinergia entre a comissão criada para tratar desse tema e os órgãos envolvidos sentem que os trabalhos estão sem início meio e fim. O prefeito mencionou que a preocupação é pertinente e que irá conversar sobre o tema com o departamento de trânsito e que o projeto de criar um comitê para o transporte de cargas está tramitando na procuradoria.

Outra preocupação é quanto a aposentadoria dos colaboradores dos órgãos intervenientes, tendo em vista que não existe um plano para a chegada de novos funcionários para essas vagas. O órgão com a situação mais preocupante é a Anvisa. O Núcleo destacou a importância das tratativas políticas relacionadas ao tema. O Prefeito informou que irá procurar a Anvisa com o objetivo de iniciar as tratativas para obter um novo colaborador.

Destaques
Arquivo
bottom of page