top of page

Capela de São Pedro recebe melhorias e abrirá para visitação no Porto de Imbituba


Capelinha da Praia, Igrejinha do Porto ou Capela de São Pedro. Não importa o nome. Todos eles fazem referência ao prédio construído em Imbituba em 1898, num tempo em que o município possuía apenas duas ruas principais. A edificação da SCPar Porto de Imbituba, localizada dentro do porto, representa até hoje um marco para a comunidade local, consolidado por tradições de reuniões e de festividades.

Ao completar 120 anos em 2018, a capelinha ganha um novo alento. Em outubro a Autoridade Portuária iniciou sua transferência para um local adequado, de frente para a Avenida Manoel Florentino Machado, com a construção de uma estrutura acessível à população. A obra deve ser concluída até o final de dezembro deste ano.

Para preservar ao máximo a estrutura original, todo o material que pode ser reaproveitado, como as paredes, o forro, os elementos decorativos, o coro, a escada, o altar e o piso de madeira, incluindo a fundação em pedra, foi desmontado e adequadamente tratado, antes de ser transferido para o novo espaço da capela.

A entrada no local se dará pelo antigo pórtico de acesso ao porto, com estacionamento para visitantes e a praça do senhor Luizinho, em frente à capela. O nome é uma homenagem a Luiz Fernandes dos Santos, funcionário do porto que manteve a capela por quase 40 anos.

Diretor-presidente da Autoridade Portuária, Osny Souza Filho ressalta que, ao abrir novamente as portas da igrejinha, o Porto de Imbituba aproxima a população de um monumento que marcou a história do município. “Possibilitamos assim a retomada de antigos elementos culturais da cidade, que permitiam a realização de festividades e o ponto de encontro das procissões que iniciavam na praça da capelinha, saíam pelo pórtico e seguiam pela rua de baixo. O porto está devolvendo à população um bem renovado, integralmente preservado nas suas características originais e que poderá ser usufruído por muitos anos mais”, destaca Osny.

Curiosidade

A imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição que hoje está na Igreja Matriz da cidade inicialmente pertencia ao altar da Capela de São Pedro. Conta-se que foi resgatada por um capitão irlandês de um pequeno navio naufragado em águas imbitubenses. Mais tarde, a santa foi transformada na padroeira do município.

Destaques
Arquivo
bottom of page