Centro de Bem-estar animal: Em quatro meses, cerca de 750 castrações foram realizadas em animais de


Desde que o Centro de Bem-estar Animal começou a funcionar, em setembro do ano passado, já foram realizadas pela equipe da Prefeitura de Imbituba, cerca de 750 castrações. A maioria delas, em cães de rua. Mas os gatos também fazem parte da estatística, com 25% das esterilizações.

Estima-se que o município tenha mais de 13 mil animais em situação de rua. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Agrícola e da Pesca (SEDSAP), aproximadamente, 1000 estão sob o cuidado de 100 pessoas cuidadores.

Atualmente, o procedimento é feito pelo médico veterinário do município Emanoel Matos. Segundo ele, a cirurgia é rápida. Dependendo das condições do animal, em seis minutos o trabalho é concluído. Depois de passada a anestesia, o cãozinho ou o gato pode retornar à casa de umas das cuidadoras.

“O procedimento é indolor ao animal, já que ele passa o tempo todo adormecido. Se a cirurgia exige mais tempo, nós reaplicamos a anestesia. As castrações são muito importantes, pois, por meio delas, conseguimos evitar a proliferação de algumas zoonoses, como a raiva”, disse o veterinário Emanoel Matos.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agrícola e da Pesca, Evaldo Espezim, a intenção do município é realizar, até o fim deste ano, 4000 castrações em Imbituba e, por consequência, reduzir o número de ninhadas e de animais em situação de rua.

Destaques
Arquivo
Tags de Notícias