top of page

Com o tombamento próximo, projeto de restauro do Museu Usina ganha força


Depois de muito trabalho, com o foco voltado à preservação do prédio do Museu Usina, enfim, os esforços da Diretoria de Cultura de Imbituba foram atendidos. O comunicado do tombamento da edificação, feito nos últimos dias, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), abriu possibilidades para a tão sonhada restauração do espaço.

“Em agosto deste ano, o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, e nós da Diretoria Municipal de Cultura, estivemos em Florianópolis, na sede da Fundação Catarinense, com a intenção de protocolizar o pedido de tombamento Estadual do Museu. Na ocasião, o presidente da FCC, Rodolfo Pinto Da Luz, demonstrou grande interesse em contribuir para que o patrimônio fosse tombado”, informou o Diretor de Cultura, Paulo Armando.

Segundo o Diretor de Cultura de Imbituba, tudo iniciou quando, durante o projeto Estação Cultural, o município recebeu a “Oficina de Capacitação em Patrimônio Material e Imaterial”, ministrada pelo historiador da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da FCC, Rodrigo Rosa. O curso deu à Diretoria de Cultura, ferramentas e incentivo suficientes para a busca do Tombamento Estadual.

“Agora, com o tombamento próximo, temos a chance de disputar recursos, junto aos governos, Estadual e Federal, para a execução das obras de restauro e de requalificação do Museu. Hoje o imóvel é Tombado pelo Município e passa, neste momento, pela “rerratificação” do tombamento de seu conjunto. Medida que amplia a preservação deste patrimônio na cidade”, reiterou Paulo Armando.

Destaques
Arquivo
bottom of page