top of page

Crescimento: 992 empresas abriram em Imbituba em 2018

Cidade registrou um crescimento de 23,7% em relação ao ano anterior

A cidade de Imbituba concluiu 2018 com um total de 5.787 empresas ativas, de acordo com dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina. O município do litoral catarinense somou 992 novas empresas no ano passado. Isto representa um crescimento de 23,7% em relação a 2017. O saldo de Imbituba corresponde a 18,8% das novas empresas da região da Amurel, onde foram abertos 5.253 novos negócios no mesmo período. A região cresceu 28,7% em 2018.

Para Adilson Silvestre, presidente da ACIM os dados são motivos de celebração. “Isto mostra que Imbituba está sim em crescimento e que a cultura empreendedora está sendo desenvolvida em nossa cidade. Acredito firmemente que o trabalho que a ACIM desenvolve há quase 30 anos tem feito diferença neste resultado e, é claro, o trabalho de toda a comunidade empresarial e produtiva. Estes números nos motivam a continuar impulsionando o desenvolvimento, melhorar a competitividade das empresas, capacitar e qualificar a mão de obra, além de provocar mudanças e discussões importantes para a economia e a sociedade como um todo”, comemora.

O número de empregos nem sempre cresce exponencialmente ao número de novas empresas, pois os dados incluem os Microempreendedores Individuais, que geralmente são profissionais autônomos que iniciam um negócio. Em 2018, Imbituba somou 5.119 admissões, das quais 4.750 foram fechadas. Deste modo, o saldo de vagas ficou em 369 ao ano, com destaque para o mês de dezembro, em que das 631 admissões, houve 498 desligamentos, restando um saldo de 133 empregos formais.

Para Adilson, é necessário trabalhar com os empresários sobre a importância de gerar novas vagas de emprego. “Apesar deste crescimento no número de empresas, precisamos avançar ainda mais porque a demanda pelo emprego é muito grande, precisamos atender as necessidades de pais e mães de família que estão desempregados. Devemos acreditar e trazer mais empresas, sabemos que os desafios são imensos, a carga tributária ainda é alta, mas com as mudanças nas leis trabalhistas novas formas de contratação foram regulamentadas e o empresário tem novas opções para dar o emprego, gerar renda e fortalecer o a circulação de dinheiro na economia local”, destaca.

Estes números reforçam a campanha Imbituba do Futuro, lançada pela ACIM no início deste ano. “Nosso objetivo é fomentar na cidade um ambiente empreendedor, que seja fértil para que pessoas que já têm seus negócios aqui, façam investimentos e expansões, contratem novas pessoas, além de atrair também outros investidores, pois Imbituba está em crescimento e oferece boas oportunidades”, afirma.

Destaques
Arquivo
bottom of page