top of page

Curso de formação continuada discute a atualização da Proposta Curricular de Imbituba


A Secretaria Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) promoveu a formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Imbituba. Essa atualização integra a “Proposta Curricular Municipal”, iniciada em 2017. Para os professores que trabalham nas creches, o tema abordado foi o cotidiano e a rotina na educação infantil. Já para os docentes do ensino fundamental (1º ao 5º ano), os orientadores trabalharam a alfabetização e o letramento, com a visão geral das áreas.

Toda a formação foi realizada com o auxílio de profissionais especializados nos temas abordados. Os assuntos apresentados em sala de aula foram debatidos com base na atual Proposta Curricular de Imbituba, de Santa Catarina e da Base Nacional Comum Curricular. “Uma proposta curricular deve romper com a lógica histórica de organização da escola. A nossa intenção é construir este novo jeito de caminhar, procurando desenvolver um planejamento articulado com todas áreas de conhecimento”, informou o Secretário de Educação, Cultura e Esporte, Filipe Dias Antônio.

Ao longo do trabalho, as formadoras foram orientadas pelos técnicos do SEDUCE a iniciarem uma discussão sobre as bases teóricas que subsidiam a Proposta Curricular de Imbituba e os principais conceitos das áreas do conhecimento. “Esperamos que, no mês de setembro, tenhamos o documento preliminar da Proposta Curricular de Imbituba, que está sendo construída a muitas mãos. Afinal, trata-se de um documento tão importante que irá nortear as ações docentes em sala de aula, e só sai do papel se tiver na sua essência a produção coletiva”, ratificou o secretário.

Destaques
Arquivo
bottom of page