Data alterada: canal da Barra de Ibiraquera será aberto na sexta-feira (19)


Em virtude das mudanças climáticas previstas para os próximos dias, com previsão de chuva para o fim de semana, o comitê da Barra de Ibiraquera voltou a se reunir, de forma extraordinária, na tarde desta quarta-feira (17), na colônia de pescadores Z-13, em Imbituba.

A intenção do grupo era avaliar se a abertura deveria ser mantida para quinta-feira (18). “Nós estamos muito próximos do ponto B. Se, até domingo, o nível de água na lagoa chegar ao ponto B, a decisão desse comitê perderá validade e a Defesa Civil irá determinar a abertura sem o consentimento desse grupo”, disse o Analista Ambiental, Ronaldo Costa, durante a reunião.

Depois de uma hora de debate, o comitê, que é formado por representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, dos pescadores, dos empresários, dos esportistas e do Poder Público, decidiu pela manutenção da abertura, mas com ressalva com relação a data definida no início da semana.

Ao invés da quinta-feira (18), a abertura do canal será feita a partir das 05 horas de sexta-feira (19). “Colocaremos as máquinas posicionadas no dia anterior à abertura, justamente, para que o horário de início do trabalho seja respeitado. Inclusive, já estamos com os ofícios prontos para serem encaminhados aos órgãos de Segurança Pública”, informou Evaldo Espezim, Secretário do Desenvolvimento Agrícola e da Pesca.

Ainda durante a reunião, a representante da APA da Baleia Franca, Maria Elizabeth Carvalho da Rocha fez um alerta para a segurança no local. Segundo ela, por ser uma atividade de risco, é muito importante que os moradores e turistas evitem chegar próximos da área onde as máquinas estarão trabalhando.