Dia Mundial da Poupança: oportunidade para ter uma vida financeira mais saudável

Sicredi aproveita a data para reforçar orientações de educação e consultoria financeira

Criado no Congresso Internacional de Economia, realizado na Itália, em 1924, o Dia Mundial da Poupança é celebrado neste 31 de outubro. O Sicredi, Instituição Financeira Cooperativa, aproveita a data para reforçar informações e ações de educação e consultoria financeira para os associados e a comunidade. Os atuais números justificam a iniciativa: de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mais de 60 milhões de brasileiros, o equivalente a 40% da população adulta do país, estão inadimplentes e têm restrição ao crédito.

Além disso, de acordo com um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apenas 30% da população têm uma reserva financeira, ou seja, são poupadores ativos. “Mas antes de pensar em poupar, é fundamental que seja feito um diagnóstico, sabendo o quanto se ganha e se há dívidas que precisam ser renegociadas, aí então será possível entender o quanto é possível gastar e guardar”, explica Erli Silveira Lima, economista e Diretor Executivo da Sicredi Sul SC.

Após o diagnóstico do orçamento e o estabelecimento de objetivos ou sonhos, o economista afirma que a escolha do investimento dependerá do perfil do investidor. “A poupança é uma excelente alternativa para quem está criando o hábito de guardar recursos, por sua simplicidade e possibilidade de aportes de pequeno valor”, conta Lima. “Ainda mais em tempos de baixa na taxa de juros oficial do país, a Selic, quando a sua rentabilidade fica muito próxima do que pagam aplicações como o CDB e o RDB”, acrescenta o executivo.

Outra vantagem da poupança de uma Instituição Financeira Cooperativa é a geração de recursos para a economia local. “A cada novo depósito feito em poupança no Sicredi, parte do valor é priorizado para o crédito rural dos associados da própria cooperativa em que ocorreu o depósito, estimulando o crescimento da região e fomentando resultados que posteriormente serão compartilhados por todos”, finaliza o diretor.

Promoção e oficinas de educação financeira

Para marcar o Dia Mundial da Poupança, as agências da Sicredi Sul SC - cooperativa pertencente ao Sistema Sicredi com atuação de Imbituba a Passo de Torres - também estão realizando, durante os meses de outubro e novembro, a promoção “Poupar e Ganhar”. A cada nova poupança programada, os associados e não associados têm direito a brindes de acordo com o regulamento.

Além da promoção e da consultoria para os associados nas agências, a Sicredi Sul SC desenvolve, desde 2017, o programa de Educação Financeira junto à comunidade. Neste ano, mais de 470 pessoas participaram de oficinas pela região. No mês da poupança, empresas associadas à cooperativa receberam a iniciativa. “Pensar a vida financeira é tão necessário quanto cuidar da saúde. Buscamos, com o programa, estimular a reflexão, em todas as idades, e desenvolver competências que tornem os participantes mais conscientes e seguros”, destaca a assessora de Programas Sociais e Relacionamento da cooperativa, Daniela Soares.

O programa enfoca a metodologia DSOP de Educação Financeira, fundamentada nos pilares Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar.