Estados Unidos renova sistema de preferências tarifárias com o Brasil


Informamos que o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) renovou no dia 23 de março, com a assinatura do Projeto de Lei H.R. 1.625, o Sistema Geral de Preferências (SGP) dos Estados Unidos por mais três anos (2018 a 2020).

Mecanismo unilateral pelo qual os EUA reduzem a zero as tarifas de importação de produtos vendidos por nações em desenvolvimento, inclusive o Brasil, o SGP havia perdido a validade no fim de 2017.

A lista é composta de 3.278 itens, com destaque para alimentos vegetais, pescados, autopeças e insumos em geral. Em 2017, as importações dos Estados Unidos do Brasil via SGP representaram 8% do total. O país foi a terceira principal origem das importações americanas por SGP, ficando atrás somente da Índia e Tailândia. A medida entra em vigor no dia 22 de abril de 2018 e vai até 31 de dezembro de 2020. O benefício também será aplicado retroativamente desde a data de expiração do SGP, em 31 de dezembro de 2017, conforme documento disponibilizado pelos EUA. Acesse o link e veja informações no site do governo norte-americano.