top of page

Experiências em sucessão familiar são debatidas em painel

Evento promovido pelo Núcleo ACIM Jovem reuniu mais de 50 pessoas, entre empresários e sucessores, para conhecer as histórias e ideias de André Gaidzinski (Eliane Revestimentos Cerâmicos) e Ricardo Althoff (Althoff Supermercados)

Para discutir o tema Sucessão Familiar o Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Jovem promoveu um painel para compartilhar experiências de sucesso em planejamento sucessório, boas práticas e novas ideias. O evento foi realizado no Imbituba Atlético Clube na noite desta terça-feira (10) e reuniu mais de 50 pessoas. Cada convidado fez uma apresentação de 40 minutos e depois o debate seguiu com perguntas.

O primeiro a compartilhar sua experiência foi André Gaidzinski, das empresas Eliane Revestimentos Cerâmicos, IARA Empreendimentos Imobiliários e GSX Máquinas e Equipamentos. “Quanto mais cedo começar o planejamento sucessório, melhor. Começamos estudando os princípios de união da família e perenização dos negócios, criamos códigos de conduta e um plano de gerenciamento de carreira. Empresa familiar é feita de sonhos e amor, precisamos estimular os filhos a crescerem na carreira, seja na empresa ou fora dela. Esse planejamento é constante, contínuo, cansativo, mas muito necessário”, explicou Gaidzinski, também vice-presidente de infraestrutura da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.

Ricardo Althoff, do Althoff Supermercados, destacou que a profissionalização é um ponto essencial para a gestão e para a sucessão. A lógica do negócio é do investimento e do dinheiro, mas a lógica da família é do amor e do companheirismo, e as duas não conversam muito bem. O Althoff não havia se preparado para separar o patrimônio da gestão, mas hoje já é possível prever o que pode acontecer, como falecimentos, divórcios, mudanças de carreira e começar a planejar com antecedência. Pois os problemas da família doem na empresa e vice-versa”, destacou o empresário.

A coordenadora do ACIM Jovem, Fernanda Bittencourt, agradeceu aos convidados e aos ouvintes pela participação. Destacou que o grupo está muito realizado com o evento, pois já estava no planejamento estratégico devido ao tema ser bastante recorrente nas reuniões, tendo em vista o perfil das empresas nucleadas. O presidente do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor - CEJESC, Antônio Carlos Guimarães, também participou do painel, valorizando a ação do núcleo, pois atividades deste tipo estão focadas no desenvolvimento da cidade a partir de pessoas que são referências no mercado, agregam muito valor ao empresário, especialmente o pequeno.

Os patrocinadores do evento foram as empresas Agência Marítima Imbituba, Bit Gás, Cartaz 87 Comunicação, CBR Logística, Galeria Jac, JPV Contabilidade, Liquigás, Maison da Moda, Porto dos Pães, Paula Móveis e Decorações, Rare Arquitetura, Ritrak Telemetria e Rastreamento, Sorriso de Criança Decorações e Zoca Restaurante e Grill.

Fotos: Tatiane Patrício/Emanuelle Querino

Destaques
Arquivo
bottom of page