top of page

Facisc investe em ações para desenvolvimento e competitividade de empresas


Geração de negócios, melhorias no processo produtivo e na gestão, desenvolvimento pessoal, inovação, networking, aumento da representatividade e visibilidade são alguns dos resultados conquistados por cerca de 3 mil empresas catarinenses que tiveram seus negócios desenvolvidos, com o apoio da FACISC por intermédio Edital de Apoio Coletivo ao Desenvolvimento de Competências Empresariais Al Invest 5.0. "Em parceria com as Associações Empresariais, temos possibilitado que as empresas associadas alcancem resultados práticos que contribuem para o aumento da competitividade e da produtividade empresarial reduzindo assim as desigualdades sociais locais", destaca o presidente da Federação, Jonny Zulauf.

Empresário do Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Palhoça, Alessandro Assmann participou do Evento Insight na Prática, que possibilitou a formação dos empresários a partir de palestras com grandes empresas do segmento, como por exemplo, a Dell e a Amazon. O evento proporcionou a interação com o público com a apresentação de robôs e impressora 3D e painel com empresários, além de espaço para networking. "Além dos conhecimentos adquiridos, o evento foi muito importante para a geração de negócios diretos e indiretos, que sozinhos não teríamos condições de fazer, pois a união nos dá mais força para competir no mercado, cada um buscando o que é de interesse do seu negócio. Compartilhando conhecimentos e nos unindo em torno de um propósito deixamos de ser apenas mais um no mercado", ressaltou Alessandro.

Empresária do Núcleo de Vestuário, ligado à Associação Empresarial de Maravilha, Adriane Possa, é outra beneficiada pela parceria entre a Facisc e a União Europeia. Participante do treinamento "Ferramentas do Lean Manufacturing aplicadas à redução de desperdícios", segundo a empresária o curso instiga a pensar e enxergar diferente cada etapa do processo de produtivo, observando cada posto de trabalho, tempo de trabalho para cada operação, layout, transporte, superprodução, etapas a serem melhoradas. "Aplicando a nova forma de produção de acordo com os dados coletados, traremos resultados como mais produção, qualidade e com o mesmo quadro de colaboradores", pontua Adriane.

Outra iniciativa apoiada com os recursos do edital a palestra "Processos litigiosos com Alienação Parental", permitiu a revitalização do Núcleo Jurídico da ACIJ Joinville proporcionando o desenvolvimento das capacidades de gestão empresarial, o aumento de mercado, a melhoria de processos, produtos e serviços, a implementação de novas técnicas e a inovação do setor. "O evento promovido contribuiu muito para que o Núcleo Jurídico ACIJ revigorasse seu ânimo e com isso desse mais um passo rumo ao sucesso de todas as empresas do grupo.", declarou Fernanda Engelmann, Consultora de Núcleos da ACIJ.

O edital

As propostas recebidas a partir de outubro, serão analisadas priorizando às atividades de Intervenção, ou seja, consultorias, assessorias e intervenções diretamente em empresas. "Queremos equilibrar os apoios concedidos e assim ampliar os resultados melhorando a competitividade, reduzindo as desigualdades e o desenvolvimento de mais empresas catarinenses", ressalta Jonny Zulauf.

As associações empresariais podem inscrever atividades na Federação até o dia 30 de maio de 2018 ou enquanto tiver recursos disponíveis. As solicitações deverão ser enviadas a Facisc com antecedência mínima de 45 dias da data de início da ação e a Federação emitirá o parecer aos proponentes em até 15 dias úteis após o recebimento da proposta. Para participar as entidades deverão preencher o Formulário de Solicitação indicado no edital obedecendo às exigências e orientações previstas no documento para ser submetido às regras da União Europeia.

A ação conta com o apoio financeiro da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, que é gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina.

Foto: Registro da palestra "Processos litigiosos com Alienação Parental", do Núcleo Jurídico da ACIJ Joinville.

Destaques
Arquivo
bottom of page