top of page

Facisc lança curso de educação financeira

A Pesquisa Perfil do Inadimplente da Boa Vista SCPC/FACISC apontou que os gastos com o pagamento de contas diversas, aquelas que incluem despesas com educação, saúde, lazer e imprevistos, continuam sendo os principais responsáveis pela inadimplência do brasileiro. De acordo com o levantamento, o percentual de consumidores que encontraram mais dificuldade para pagar esse tipo de despesas atingiu 20% no 4º trimestre de 2016, com aumento de 3 p.p. em relação ao 4º trimestre de 2015 e de 2 p.p. em comparação ao trimestre anterior.

Dentre os entrevistados, 42% tornaram-se inadimplentes como consequência da perda do emprego, um aumento de 5 p.p. em relação ao trimestre anterior. O segundo motivo apontado foi o descontrole financeiro, com 25%, e em terceiro lugar o empréstimo do nome a terceiros (11%).

O percentual de famílias endividadas alcançou 56,2% em fevereiro de 2017, uma alta de 0,6 ponto percentual em relação ao mês anterior. Segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o indicador permanece abaixo dos 60,8% registrados no mesmo período de 2016. As dívidas estão entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro.

Para o vice-presidente de Integração da FACISC, Alberto Stringhini, os dados apresentados em pesquisas comprovam que o endividamento e a inadimplência vão além da conjuntura econômica atual, são parte de um problema cultural. “O brasileiro não tem educação financeira. Não sabe a diferença entre ativo e passivo. Gasta mais do que ganha”.

É por conta desse cenário que a FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, em parceria com o Ibrep – Instituto Brasileiro de Educação Profissional lançam o curso Educação Financeira. Stringhini que é engenheiro agrônomo e foi por 30 anos diretor da Sadia e Luiz Carlos Peretti, administrador de Empresas e especialista em Gestão pela Qualidade, Estratégias em Recursos Humanos e Educação Financeira, darão um curso de 30 horas com o objetivo de desenvolver habilidades de controle do dinheiro e de organização do orçamento familiar, ainda que em tempos de crise, sem comprometer a qualidade de vida e o bem-estar da família.

O curso abordará temas como qualidade de vida, família, valores e dinheiro, educação como agente econômico e financeiro, como lidar com o dinheiro, gestão financeira e orçamento familiar, independência financeira e a arte de gastar bem o dinheiro.

Como vai funcionar?

O curso será todo em plataforma on line, ou seja à distância. O período de inscrição da primeira turma de 15 de março a 12 de abril. O curso vai de 17 de abril a 17 de maio. O curso é à distância e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas no site do Ibrep – Instituto Brasileiro de Educação Profissional: http://www.ibrep.com.br/ leitura-curso/46/curso-de- educacao-financeira

Mais informações:

Curso de Educação Financeira na modalidade EaD

Carga-horária 30h

O objetivo do curso é desenvolver habilidades de controle do dinheiro e de organização do orçamento familiar, ainda que em tempos de crise, sem comprometer a qualidade de vida e o bem-estar da família.

Período de inscrição da primeira turma de 15 de março a 12 de abril

Início do Curso 17 de abril

Término 17 de maio

Valor – R$ 199,00, sendo que a primeira turma será ofertada pelo valor promocional de R$ 99,00

Apresentado em 7 Unidades Temáticas:

UT1 – Qualidade de Vida

UT2 – Família, Valores e Dinheiro

UT3 – Educação como Agente Econômico e Financeiro

UT4 – Lidando com Dinheiro

UT5 – Gestão Financeira e Orçamento Familiar

UT6 – Independência Financeira

UT7 – A Arte de Gastar Bem o Dinheiro

Conteudistas:

Alberto Stringhini, Engenheiro Agrônomo e Vice-Presidente de Integração da Facisc

Luiz Carlos Peretti, Administrador de Empresas e especialista em Gestão pela Qualidade, Estratégias em Recursos Humanos e Educação Financeira.

Parceria: Facisc, Ibrep, Finaplan

Destaques
Arquivo
bottom of page