top of page

Missões Empresariais: Empresários de Imbituba buscam conhecimento e novos negócios

Empresários de Imbituba que participam dos núcleos empresariais frequentemente buscam novos conhecimentos, tecnologias, negócios e a expansão de suas empresas e serviços, além do desenvolvimento profissional de cada empresário ou colaborador, através de missões. A Associação Empresarial de Imbituba – ACIM hoje conta com seis núcleos ativos que buscam atualização e novidades dos seus mercados para melhorar a competitividade.

De acordo com a gestora executiva da entidade, Carina Genovez, os grupos de empresários que se organizam dentro da ACIM ainda têm bastante espaço para explorar. “Nossos núcleos estão focados em buscar experiências de sucesso, feiras, novidades e modelos empresariais que podem ser replicados ou expandidos. Por exemplo, ainda não tivemos rodadas de negócios em outras regiões, ou estados, para expansão. Também não participamos de nenhuma missão no exterior, além das feiras de turismo. O importante é estar sempre em busca de melhorias que venham agregar para o crescimento da nossa cidade”, explica.

As missões podem ter os mais diversos objetivos como, por exemplo, obter informações técnicas; conhecer novos mercados, produtos; processos e tecnologias; experimentar o potencial de produtos em outros locais; conhecer e analisar a concorrência; fortalecer o networking com potenciais clientes e fornecedores e ainda trocar experiências com outros empreendedores.

Núcleos e missões

Núcleo de Escritórios Contábeis de Imbituba e Região – Em 2016 os escritórios nucleados viajaram a cidade de Pinhais, no Paraná, para visitar um escritório de contabilidade modelo. A empresa foi escolhida após os nucleados conhecerem o trabalho do proprietário, Laudelino Jochen, que foi palestrante na Contesc 2015. A missão da empresa é ser reconhecida como centro de referência e excelência em serviços contábeis e os nucleados foram conhecer melhor a forma de trabalho do escritório para trazer boas práticas de gestão e atendimento para os escritórios contábeis de Imbituba.

Ainda para 2017 o núcleo organiza uma missão a Brasília, para visitar o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Uma das grandes preocupações do CFC é desenvolver projetos e programas que atendam às necessidades e aos anseios da classe contábil, entidades sindicais e estudantis, enfim, e da sociedade como um todo.

Núcleo do Jovem Empreendedor – Os jovens empresários da ACIM participam frequentemente de visitas técnicas organizadas pelo Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina a empresas de todo o estado, durante as Assembleias Gerais Extraordinárias.

Como núcleo, organizaram uma visita a ACATE - Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, em Florianópolis, que atua em prol do desenvolvimento do setor de tecnologia do Estado. Também atua na articulação entre o setor tecnológico catarinense, centros de ensino e pesquisa e agências de financiamento e mantém parceria com diversas empresas e entidades.

Também visitaram o InovaLab, que é a incubadora de inovação do Sapiens Parque, que tem como missão abrigar e articular institutos, empresas nascentes, empresas consolidadas e outras iniciativas que sejam consideradas estratégicas para a estruturação e o desenvolvimento dos clusters planejados no parque. O espaço ainda conta com o Centro de Visualização Floripa Interativa que desenvolve um programa para o planejamento da cidade por meio da tecnologia.

Para 2017 estão preparando uma visita a BMW em Araquari, com o objetivo de conhecer a produção dos veículos, forma de gestão e políticas de inovação.

Núcleo da Mulher Empresária - O núcleo da mulher realizou já visitas técnicas a Votorantim Cimentos em Imbituba e também ao Porto de Imbituba, com o objetivo conhecer por dentro a logística de grandes empresas da cidade. Para este ano preparam uma missão a São Paulo para conhecer a fábrica dos produtos de beleza Natura, que faz parte de uma rede global de empresas e organizações que associam crescimento econômico à promoção do bem estar social e ambiental. Na mesma viagem, pretendem conhecer outras empresas, ainda a confirmar, nas áreas de varejo e tecnologia.

Núcleo de Comércio Exterior - Em 2015 o núcleo organizou um evento em Lages para apresentar o Porto de Imbituba. O encontro “Um Porto de Oportunidades” teve como foco criar relacionamento entre exportadores e donos de cargas, apresentando o porto como importante alternativa logística; no mesmo ano também participaram da Intermodal South América, a maior feira portuária da América Latina.

Em 2016 realizaram uma vista técnica à Portonave, conhecendo os detalhes da operação em Navegantes e Itajaí. Em 2017 já visitaram o Porto de Paranaguá tendo como objetivo técnico a apresentação administrativa e a visitação por terra e mar do complexo portuário, conhecendo de perto soluções práticas das operações. Ainda buscam para este ano uma rodada de negócios com possíveis exportadores na cidade de Criciúma.

Núcleo de Turismo da Praia do Rosa – Os empresários participam de feiras e eventos de divulgação do turismo e também da área gastronômica. Entre os principais destinos no Brasil estão São Paulo, Bahia, Balneário Camboriú, e no exterior Alemanha, Argentina, Chile e Inglaterra. Também participam do Congresso das Baías Mais Belas do Mundo, que nos últimos anos foi realizado nas Filipinas e no México.

Núcleo de Turismo da Barra de Ibiraquera – O grupo está se organizando para visitar a região da Ponta do Papagaio para conhecer boas práticas de sustentabilidade em pousadas. O objetivo é aprender como é possível preservar o meio ambiente e desenvolver o turismo ecológico.

Destaques
Arquivo
bottom of page