top of page

Museu da baleia receberá nova cobertura


A réplica da estação baleeira de Imbituba, que se assemelha a estrutura original, está fechada para a visitação. Interditada por conta das infiltrações no telhado, que comprometeram a estrutura de madeira, o Museu da Baleia Franca, localizado na Praia do Porto, está prestes a ganhar uma nova cobertura, além de intervenções para melhorar as condições do prédio.

“Nós temos um laudo técnico do setor de engenharia da Prefeitura de Imbituba que determinou a interdição do prédio. Como a nossa intenção é abrir o espaço ao público, como um museu e espaço de estudos, a segurança deve ser primordial”, informou o Diretor de Cultura, Paulo Armando.

No prédio, eram guardados alguns dos artefatos utilizados na pesca da Baleia. Em virtude da interdição, parte do acervo foi transferida para a sede do Projeto Baleia Franca/Instituto Australis, na Praia de Itapirubá, onde pode ser visitado, conforme calendário e horários estabelecidos pela instituição. Depois que as obras forem concluída, todo o acervo retornará ao prédio do Museu.

A intenção da Diretoria de Cultura de Imbituba é criar um novo visual ao ambiente interno do Museu, com uma estrutura metálica que dará amplitude e melhor visualização. “Pretendemos elevar a altura interna da edificação, num desenho contemporâneo, que permite explorar espaços em mezanino”, disse o Diretor Paulo Armando.

No projeto, está prevista ainda, a instalação de um espaço para formação de alunos, mediante a realização de cursos, palestras e outras atividades educacionais relacionadas à preservação das Baleia Franca.

“Estamos na expectativa da conclusão do projeto para, com o orçamento, viabilizarmos os recursos para sua realização, o que trabalhamos para que ocorra em breve”, relatou o Diretor de Cultura de Imbituba.

Destaques
Arquivo
bottom of page