top of page

Mutirão Barra Sempre Limpa recolhe mais de 4 mil itens de lixo

Só de bitucas de cigarro foram retiradas da natureza mais de 1.115 unidades. Até pedaços de vidro e 376 tijolos foram encontrados

O Núcleo de Turismo da Barra de Ibiraquera e Região da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Barra, em parceria com a EcoSurf, realizou na última semana um mutirão de limpeza. A ação faz parte do projeto Barra Sempre Limpa, idealizado pelo grupo que em 15 voluntários recolheram mais de 4 mil itens de lixo. As áreas visitadas incluíram o entorno da lagoa, restinga e principalmente a área de acesso à Praia do Luz, que tem sido usada irregularmente como camping.

De acordo com a contabilização da EcoSurf foram encontrados mais de 20 churrasqueiras e dezenas de marcas de fogo e carvão direto na areia, sendo que os voluntários ficaram impressionados também com a quantidade de micro lixo e até papel higiênico na área. De acordo com os organizadores do projeto Barra Sempre Limpa mutirões de limpeza como este são pequenos gestos mas já fazem alguma diferença, afinal o objetivo é conscientizar a população sobre a importância de cuidar do planeta e em especial de onde vivemos.

Desde o verão o projeto Barra Sempre Limpa está distribuindo sacolinhas recicláveis na entrada da praia e lixeiras para o destino correto do lixo do banhista. Desde o ano passado bituqueiras foram instaladas para evitar o descarte na natureza. Ao longo do ano mais mutirões serão realizados.

Confira a contagem de itens grandes

- Bitucas de cigarro – 1115

- Pedaços de isopor – 539

- Pedaços de plástico – 385

- Material de construção (tijolos) – 376

- Embalagens de alimento – 339

- Pedaços de vidro (209)

- Canudos/palitinhos – 205

- Tampinhas plásticas – 202

- Tampas de metal (168)

- Sacolas de supermercado – 114

Destaques
Arquivo
bottom of page