top of page

Mutirão de saúde é realizado em Imbituba


Os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Imbituba realizaram no último sábado (16) o chamado dia “D” da saúde. O evento, que buscava atender cerca de 500 pessoas, alcançou a meta estipulada. São pacientes do Sistema Único de Saúde que aguardavam numa fila de espera há mais de 5 anos, por exames de média e alta complexidades. Do mutirão, as pessoas atendidas saíram com a guia de encaminhamento ao médico, com os horários e os locais para exames e consultas.

Dona Elza de Souza, de 63 anos, aguardava por uma ressonância magnética da coluna há 10 anos. A dona de casa do bairro Mirim já tinha perdido a esperança de realizar o exame e se surpreendeu quando foi chamada para receber o encaminhamento médico. “Eu achei que ia morrer de velha e não ia conseguir. Agora, eu estou muito feliz.

Ao longo do evento, que se estendeu até as 17 horas, as equipes da Secretaria de Saúde entregaram aos pacientes, encaminhamentos para exames de colonoscopia, endoscopia, cateterismo, eco cardiograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética, otorrinolaringologia, oftalmologia, entre outros.

Marilande da Rosa é servidora municipal há 32 anos. Só na área da saúde, a gestora está há 20. Segundo ela, é a primeira vez que uma ação desse porte é realizada no município. “É muito tempo esperando numa fila. Teve pessoas que nós ligamos e os familiares nos disseram que elas já haviam morrido. Isso é uma coisa triste, que mexe muito com a gente. É muito importante tirar esse pessoal da fila, afinal, a saúde não pode esperar.

Além dos 500 encaminhamentos realizados nesse mutirão, mais eventos desse tipo serão realizados, já que outras 2000 pessoas aguardam na fila de espera. “Nós temos cerca de 2500 pacientes a espera desses exames há cinco, dez anos. Mas eu acredito que, com esforço, nos próximos três meses a gente consiga resolver o problema dessas pessoas”, enfatizou a Secretária Municipal de Saúde, Graciela Wiemes Ribeiro.

Para os atendimentos que serão realizados em outros municípios da região, a Prefeitura de Imbituba irá disponibilizar o transporte aos pacientes. A intenção da Administração Municipal é zerar as filas pelos exames de média e alta complexidades. Para isso, foram investidos, aproximadamente, R$ 500 mil.

“Esse é um dia histórico. Nós estamos conseguindo tirar essas pessoas da fila de espera com dinheiro próprio, com recursos da prefeitura. Então, nos próximos meses, essa fila que chega a 2500 pessoas vai ser zerada”, reiterou o Prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior.

Destaques
Arquivo
bottom of page