top of page

Núcleos: desenvolvimento de lideranças e fortalecimento de parcerias

Os resultados conquistados na coletividade interferem positivamente nas empresas

As ações da ACIM tomam forma através dos empresários que participam dos núcleos empresariais. Reunidos uma vez a cada quinze dias são mediados por um consultor da ACIM, através da metodologia do Programa Empreender (CACB, FACISC e Sebrae). Juntos desenvolvem as empresas e os segmentos em que atuam, discutem problemas e buscam soluções conjuntas através do associativismo. É uma relação em que concorrentes se tornam cooperados.

Na prática, os empresários sentem que os resultados conquistados na coletividade interferem positivamente nas empresas. Benefícios como marketing coletivo e individual, acesso a outros mercados, parcerias público-privadas, troca de experiências de gestão, qualificação pessoal, capacitação profissional dos gestores e das equipes são os principais benefícios apontados. Para participar de um núcleo basta ser associado à ACIM e ter muita vontade de trabalhar junto para o desenvolvimento coletivo.

Como a liderança de um grupo de empresários mudou você como gestor?

Fernanda Ramos – ACIM Mulher: Liderar líderes é desafiador e quando estas líderes são mulheres, polivalentes e comprometidas com todos os seus papéis do cotidiano - empresária, esposa, mãe - o desafio é muito engrandecedor. O núcleo é um excelente espaço para nos testarmos e nos avaliarmos como líderes. Esta experiência está me proporcionando aprendizados que levarei para a vida. A prática da resiliência, de moderar interesses e discussões, conectar pessoas e recursos para alcançarmos nossos objetivos, são muitas das atividades que venho experimentando.

Fernanda Bittencourt – ACIM Jovem: "Acredito que ser líder requer um perfil adequado, pois as demais pessoas estão ali para seguir seus exemplos e diretrizes. Na liderança do núcleo pude perceber que minha preferência é o trabalho em equipe, não somente liderar. Mas sempre há possibilidade de aprender algo e levar para a sua empresa como, por exemplo, uma comunicação melhor com seus colaboradores e clientes".

Jorge de Souza – ACIM Comex: “Sem dúvidas, encarar os desafios e buscar soluções para um núcleo setorial, são de extrema importância e desenvolvimento como gestor, sem contar que o custo é zero, basta apenas trabalho e dedicação”.

Kleber Marques – ACIM Barra: “Coordenar o núcleo faz com que você aprenda com as outras empresas e pessoas formas diferentes de analisar problemas e soluções. Considerando que estamos sempre em constante evolução de conhecimento, estar reunido com outros empresários é imprescindível para quem busca melhorar sempre”.

Andréia Miranda - ACIM Cont: “Quando estamos entre pessoas com alto grau de experiência e conhecimento temos a oportunidade de analisar certos conceitos construídos individualmente. Trabalhando em equipe, esses conceitos se ampliam pois cada um compartilha seus desafios e conquistas. Isso proporciona um grande aprendizado, porque é possível perceber que um gestor tem uma grande missão: extrair de si e dos liderados o melhor que cada um tem para oferecer.

Cassiano Betat Neto – ACIM Rosa: “Quando entramos no núcleo éramos totalmente amadores hoje somos profissionais. Trabalhávamos só temporada e hoje trabalhamos o ano todo. Tudo que se faz para melhorar o meio em que vivemos impacta diretamente nossa empresa e quando trabalhamos em associação, conseguimos maximizar os resultados”.

Destaques
Arquivo
bottom of page