top of page

Oficina reconecta crianças e a cidade

Segundo dados da UNICEF mais de 50% da população mundial é urbanizada; e, no Brasil, esses dados crescem para mais de 80%. Imbituba também entra nessa perspectiva de crescimento urbano e um assunto importante como pauta é: como planejar a cidade para que propicie um ambiente saudável, com infraestrutura básica e educação de qualidade para as crianças?

Nesse sentido, o estudo da UNICEF também cita, vários projetos em vários países do mundo, sobre a participação efetiva da criança no planejamento urbano das cidades. Essa atuação é uma forma de fazer os pequenos interagirem mais com os espaços públicos, de fazerem seus pais refletirem a respeito, de pertencer ao lugar e respeitar o que é de todos e, assim, formar futuros cidadãos mais comprometidos com os habitats humanos, que são as cidades.

Descobrindo a cidade de verdade com a Franquita

"A Franquita é uma baleia franca que avistou os humanos e saiu do mar para conhecê-los e entender um pouco mais sobre as pessoas e seu habitat, as cidades. Seu olhar é um olhar de primeira vez, verdadeiro, um olhar franco" - explica Isabella Torquato da empresa criativa souIM, idealizadora da personagem.

Nesta oficina, as crianças conhecerão a história dessa personagem e serão convidadas a descobrir juntas, o ambiente urbano em que estão inseridas.

Que caminhos elas percorrem na cidade? O que é espaço público? Elas frequentam as praças, praias da cidade? Gostam de caminhar, andar de bicicleta? Que lugar é legal de brincar?

Essas perguntas são diretrizes da oficina e as respostas das crianças virão em forma de desenhos, de observações sobre detalhes que um adulto não percebe, elas conhecerão a Caixa de Momentos com histórias da cidade, mapas, fotografias - toda uma sequência lúdica para conhecer um pouco mais sobre onde elas vivem.

Projeto Baleia Franca: de férias com as baleias

Essa oficina acontecerá pela primeira vez no Projeto Baleia Franca a convite da diretora, Karina Groch. Será a oficina de fechamento da atividade de temporada de verão "De Férias com as Baleias".

As atividades do programa "De Férias com as Baleias" são direcionadas para crianças e adolescentes, moradores e turistas de Imbituba e região, durante as férias escolares.

O cinebaleia e as oficinas/brincadeiras acontecem às quintas-feiras e aos sábados, respectivamente.

O programa de "Férias com as Baleias" teve a participação de 634 crianças e adolescentes (dados até hoje 28/02).

Oficina: Descobrindo a cidade de verdade com a Franquita

Dia: sábado, dia 03 de março

Horário: 14h30 às 16h30

Local: Projeto Baleia Franca - Praia de Itapirubá Norte - Imbituba - SC

MAIS INFORMAÇÕES

>>> email: oifranquita@gmail.com

Destaques
Arquivo
bottom of page