top of page

Porto de Imbituba investiu mais de meio milhão em cultura e esporte

Além de um polo de apoio logístico no Sul do Brasil, o Porto de Imbituba se consolida como um importante agente do desenvolvimento social de Imbituba e região. Em 2016, o Porto investiu aproximadamente R$ 615 mil em projetos de incentivo à cultura e ao esporte. Em um ano marcado pelo corte de repasses em diversos setores da economia, o Porto não apenas manteve o apoio às ações para a comunidade, como também aumentou em 25% o valor destinado em relação a 2015.

Essa atuação social é concretizada por meio do Projeto Carga Preciosa, que visa investir em iniciativas que envolvem crianças e jovens em práticas esportivas e culturais. O Carga Preciosa apoia projetos via legislação municipal e federal de incentivo fiscal, como o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Procult), o Programa Municipal de Incentivo ao Esporte (Proesporte), a Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e o Fundo para a Infância e Adolescência (Fia).

Em 2016, cerca de 60% da verba investida foi destinada a 43 atividades em prol do município de Imbituba, como o projeto “Pequenos grandes ouvintes”, que promoveu um grande recital didático para estudantes das redes públicas e particulares de ensino da cidade. As demais iniciativas contempladas via lei de incentivo fiscal fomentaram modalidades esportivas, entre elas o judô, o surf e a canoagem; e valorizaram a cultural local, com o apoio à música, à literatura e à produção cinematográfica.

O investimento contínuo e crescente na relação Porto/Cidade, uma preocupação que vai além de sua atividade fim, garantiu ao Porto de Imbituba o Certificado de Responsabilidade Social 2016, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A Certificação é entregue anualmente a instituições que incluem a responsabilidade socioambiental em suas políticas de gestão, promovendo o bem-estar da comunidade onde atuam e a preservação do meio ambiente.

Avaliação interna

A análise de propostas de patrocínio através do Projeto Carga Preciosa fica a cargo da Comissão de Avaliação de Projetos do Porto de Imbituba. Para Vivian Jacobi Teles, integrante da Comissão, esta veia solidária permite um entrelaço entre a comunidade e o Porto na conquista de sonhos de muitas crianças, jovens e adultos, que são estimulados através dos projetos contemplados.

“Muito mais do que o apoio financeiro, temos a alegria de poder compartilhar o brilho nos olhos e participar de iniciativas tão importantes para a cultura e o esporte do município. E, com isso, tenho certeza de que somos parte de uma Imbituba muito melhor”, analisa Vivian.

Para este ano, a perspectiva da administração do Porto de Imbituba é continuar apoiando e promovendo projetos sociais, levando à comunidade mais qualidade de vida e oportunidades de desenvolvimento.

Conheça alguns projetos apoiados em 2016

Parceria Imbituba Atlético Clube, Prefeitura Municipal e Associação Imbitubense de Judô

O apoio à prática esportiva do judô em Imbituba tem beneficiado aproximadamente 100 crianças, viabilizando a compra de seus uniformes e custeando suas despesas de participação em competições. Entre as forças esportivas do município, estão Murillo Souza Cândido, vice-campeão sulamericano 2015, e Daphne Diniz, campeã estadual em duas faixas de idade em 2016. Ambos venceram a disputa por equipes da 16ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc).

Pequenos grandes ouvintes

O projeto “Pequenos Grandes Ouvintes” apresentou um recital didático às crianças das redes pública e privada de ensino de Imbituba. Entre uma e outra peça musical, os espectadores puderam conhecer mais as obras e seus compositores, e sobre o funcionamento e possibilidades musicais do piano.

Documentário Pesca Artesanal da Tainha de Ibiraquera

Dirigido pelo produtor Claudio Lima, o filme narra a história, o lanço e o futuro dos pescadores artesanais da região de Ibiraquera, através do registro de seu cotidiano durante a safra de 2016. O documentário também reflete sobre as perspectivas desta que pode ser a última geração a dedicar tempo integral à pesca.

Barcelo's Brothers

Os imbitubenses Vinícios e Leonardo Barcelos, que se dedicam ao surf desde cedo, são grandes promessas para representar o esporte de Imbituba. O apoio do Porto possibilitou o treino esportivo dos jovens de 14 e 15 anos, respectivamente, e garantiu sua participação nas principais competições de surf do país. Atualmente, Leonardo lidera a disputa Sub 16 do campeonato Rip Curl Grom Search 2017, categoria em que já foi campeão do mesmo circuito em 2016.

Salvando Vidas

O projeto Salvando Vidas transforma a realidade de 15 crianças da comunidade de Vila Nova Alvorada (Divineia) através do esporte. Nele, os participantes têm a oportunidade de aprender o jiu-jitsu duas vezes por semana. O apoio viabilizou a aquisição de tatames, quimonos e faixas. A prática do esporte inclui as crianças participantes em uma realidade de aprendizado e oportunidades, melhorando seu convívio em sociedade e desempenho escolar.

4º Festival Cultural no Teatro Usina

Diversas manifestações artísticas e culturais da região reunidas em um só lugar: o 4º Festival Cultural no Teatro Usina, realizado pelo Coletivo Intervenção Cultural e incentivado pelo Procult. A programação trouxe à cidade rodas de conversa sobre meio ambiente e economia criativa, oficina de grafite, intervenções artísticas e diversas atrações musicais, além de grupos teatrais de toda a região.

Atlético Clube Imbituba

O clube aproveita o sonho de muitos brasileiros de tornarem-se jogadores de futebol para realizar uma função social: apoio pedagógico, incentivo cultural e formação dos valores nas crianças e adolescentes integrantes do projeto. Em três anos, cerca de 300 estudantes já foram atendidos. Para participar dos treinamentos, competições e ações desenvolvidas, os alunos devem estar frequentando a escola regularmente.

Confira alguns depoimentos dos organizadores dos projetos apoiados

Hunter Wessler Freitas – Professor de judô do município, do Imbituba Atlético Clube e da Associação Imbitubense de Judô

“O apoio do Porto de Imbituba validando esses projetos aprovados no Proesporte é de suma importância para que cada vez mais a gente desenvolva o esporte na região, independente da modalidade. Especificamente para o judô, depois que começamos a ser contemplados nesse projeto é que conseguimos fazer muitas coisas, como participar de uma gama de competições, tanto no âmbito estadual, como nacional e uma viagem internacional. Todo o judô de Imbituba só tem a agradecer por todo esse apoio através de empresas que realmente acreditam que o esporte seja uma ferramenta essencial na educação integral do cidadão.”

Michell Nunes – presidente do Atlético Clube Imbituba

“O Porto de Imbituba tem uma importância muito grande para que possamos desenvolver esse trabalho junto às crianças e adolescentes da nossa região. Por meio desse incentivo é que buscamos oferecer infraestrutura humana e material para desenvolver o talento desportivo humano, educacional e social desses garotos, visando a socialização e formação de valores em todos os envolvidos.”

Fabiano Gomes – responsável pelo projeto Salvando Vidas

“O incentivo que a SCPar nos dá é essencial para o esporte do município, pois é através do esporte que a gente combate a criminalidade.”

Claudio Lima – produtor do documentário pesca artesanal da tainha de Ibiraquera

“Como produtor, o fato de a SCPar ter apoiado o projeto desde o início deu mais garra e motivação para fazer um trabalho bem feito e de qualidade. O apoio me fez ter mais força e vontade de continuar produzindo e abriu portas para o meu potencial.”

Projetos apoiados em 2016

América Futebol Clube (campo e futsal)

Antônio Carlos MMA 2016

Associação Imbitubense de Judô

Atlético Clube Imbituba - Futebol

Banda Casebre

Benfica 2016

Boi Encantado: Registro da cultura do boi de mamão

Cantos e Encantos da Zimba (Artes visuais)

Capoeira na Comunidade Praia de Itapirubá

Circuito Catarinense e Mercosul de Travessias 2015/2016

Concertos Sinfônicos Itinerantes

Correndo por Imbituba Melhor (Guilherme Gonçalves – Atletismo)

Desafio Serra do Rio do Rastro 2017

Documentário Pesca Artesanal da Tainha de Ibiraquera (Claudio Lima)

Educando Através do Esporte (Futebol feminino)

4º Festival Cultural no Teatro Usina

Escola de Teatro Bolshoi no Brasil

Festival Internacional Música na Serra

Frank Mello (videoclipe musical)

Freelatack – cultura em movimento

Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Lages

Fundo para a Infância e Adolescência (repassado ao Atlético Clube Imbituba)

Futuro Promissor (Raul Nunes Miranda – Motocross)

Giovanne Picaski 2016 (surf)

Gustavo Picaski Skate 2016

Honky Tonk Baby (CD)

Hunter Wessler Freitas (Judô)

Jiu Jitsu ASA

Judoca Murilo Souza Cândido

Leitura em Cena

Leonardo Barcelos (surf)

Livro “Das amizades que eu não fiz” (Helena Machado de Souza)

Memórias de um boi (Coopeimb)

MMA: Lutando contra as barreiras (Bianca Daimoni)

Música Instrumental nas Escolas

Música para a Comunidade

Musicalização de adolescentes, jovens e adultos

Música para Todos

Músicos da Terra

Paracanoagem (Philipe Oenning Pickler)

Pequenos Grandes Ouvintes

Sapateados & Sarandeios

Vinícios Barcelos (surf)

Destaques
Arquivo
bottom of page