Porto de Imbituba investiu mais de meio milhão em cultura e esporte

Além de um polo de apoio logístico no Sul do Brasil, o Porto de Imbituba se consolida como um importante agente do desenvolvimento social de Imbituba e região. Em 2016, o Porto investiu aproximadamente R$ 615 mil em projetos de incentivo à cultura e ao esporte. Em um ano marcado pelo corte de repasses em diversos setores da economia, o Porto não apenas manteve o apoio às ações para a comunidade, como também aumentou em 25% o valor destinado em relação a 2015.

Essa atuação social é concretizada por meio do Projeto Carga Preciosa, que visa investir em iniciativas que envolvem crianças e jovens em práticas esportivas e culturais. O Carga Preciosa apoia projetos via legislação municipal e federal de incentivo fiscal, como o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Procult), o Programa Municipal de Incentivo ao Esporte (Proesporte), a Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e o Fundo para a Infância e Adolescência (Fia).

Em 2016, cerca de 60% da verba investida foi destinada a 43 atividades em prol do município de Imbituba, como o projeto “Pequenos grandes ouvintes”, que promoveu um grande recital didático para estudantes das redes públicas e particulares de ensino da cidade. As demais iniciativas contempladas via lei de incentivo fiscal fomentaram modalidades esportivas, entre elas o judô, o surf e a canoagem; e valorizaram a cultural local, com o apoio à música, à literatura e à produção cinematográfica.

O investimento contínuo e crescente na relação Porto/Cidade, uma preocupação que vai além de sua atividade fim, garantiu ao Porto de Imbituba o Certificado de Responsabilidade Social 2016, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A Certificação é entregue anualmente a instituições que incluem a responsabilidade socioambiental em suas políticas de gestão, promovendo o bem-estar da comunidade onde atuam e a preservação do meio ambiente.

Avaliação interna

A análise de propostas de patrocínio através do Projeto Carga Preciosa fica a cargo da Comissão de Avaliação de Projetos do Porto de Imbituba. Para Vivian Jacobi Teles, integrante da Comissão, esta veia solidária permite um entrelaço entre a comunidade e o Porto na conquista de sonhos de muitas crianças, jovens e adultos, que são estimulados através dos projetos contemplados.

“Muito mais do que o apoio financeiro, temos a alegria de poder compartilhar o brilho nos olhos e participar de iniciativas tão importantes para a cultura e o esporte do município. E, com isso, tenho certeza de que somos parte de uma Imbituba muito melhor”, analisa Vivian.

Para este ano, a perspectiva da administração do Porto de Imbituba é continuar apoiando e promovendo projetos sociais, levando à comunidade mais qualidade de vida e oportunidades de desenvolvimento.

Conheça alguns projetos apoiados em 2016

Parceria Imbituba Atlético Clube, Prefeitura Municipal e Associação Imbitubense de Judô

O apoio à prática esportiva do judô em Imbituba tem beneficiado aproximadamente 100 crianças, viabilizando a compra de seus uniformes e custeando suas despesas de participação em competições. Entre as forças esportivas do município, estão Murillo Souza Cândido, vice-campeão sulamericano 2015, e Daphne Diniz, campeã estadual em duas faixas de idade em 2016. Ambos venceram a disputa por equipes da 16ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc).

Pequenos grandes ouvintes

O projeto “Pequenos Grandes Ouvintes” apresentou um recital didático às crianças das redes pública e privada de ensino de Imbituba. Entre uma e outra peça musical, os espectadores puderam conhecer mais as obras e seus compositores, e sobre o funcionamento e possibilidades musicais do piano.

Documentário Pesca Artesanal da Tainha de Ibiraquera

Dirigido pelo produtor Claudio Lima, o filme narra a história, o lanço e o futuro dos pescadores artesanais da região de Ibiraquera, através do registro de seu cotidiano durante a safra de 2016. O documentário também reflete sobre as perspectivas desta que pode ser a última geração a dedicar tempo integral à pesca.

Barcelo's Brothers

Os imbitubenses Vinícios e Leonardo Barcelos, que se dedicam ao surf desde cedo, são grandes promessas para representar o esporte de Imbituba. O apoio do Porto possibilitou o treino esportivo dos jovens de 14 e 15 anos, respectivamente, e garantiu sua participação nas principais competições de surf do país. Atualmente, Leonardo lidera a disputa Sub 16 do campeonato Rip Curl Grom Search 2017, categoria em que já foi campeão do mesmo circuito em 2016.

Salvando Vidas

O projeto Salvando Vidas transforma a realidade de 15 crianças da comunidade de Vila Nova Alvorada (Divineia) através do esporte. Nele, os participantes têm a oportunidade de aprender o jiu-jitsu duas vezes por semana. O apoio viabilizou a aquisição de tatames, quimonos e faixas. A prática do esporte inclui as crianças participantes em uma realidade de aprendizado e oportunidades, melhorando seu convívio em sociedade e desempenho escolar.

4º Festival Cultural no Teatro Usina

Diversas manifestações artísticas e culturais da região reunidas em um só lugar: o 4º Festival Cultural no Teatro Usina, realizado pelo Coletivo Intervenção Cultural e incentivado pelo Procult. A programação trouxe à cidade rodas de conversa sobre meio ambiente e economia criativa, oficina de grafite, intervenções artísticas e diversas atrações musicais, além de grupos teatrais de toda a região.

Atlético Clube Imbituba

O clube aproveita o sonho de muitos brasileiros de tornarem-se jogadores de futebol para realizar uma função social: apoio pedagógico, incentivo cultural e formação dos valores nas crianças e adolescentes integrantes do projeto. Em três anos, cerca de 300 estudantes já foram atendidos. Para participar dos treinamentos, competições e ações desenvolvidas, os alunos devem estar frequentando a escola regularmente.

Confira alguns depoimentos dos organizadores dos projetos apoiados

Hunter Wessler Freitas – Professor de judô do município, do Imbituba Atlético Clube e da Associação Imbitubense de Judô

“O apoio do Porto de Imbituba validando esses projetos aprovados no Proesporte é de suma importância para que cada vez mais a gente desenvolva o esporte na região, independente da modalidade. Especificamente para o judô, depois que começamos a ser contemplados nesse projeto é que conseguimos fazer muitas coisas, como participar de uma gama de competições, tanto no âmbito estadual, como nacional e uma viagem internacional. Todo o judô de Imbituba só tem a agradecer por todo esse apoio através de empresas que realmente acreditam que o esporte seja uma ferramenta essencial na educação integral do cidadão.”

Michell Nunes – presidente do Atlético Clube Imbituba

“O Porto de Imbituba tem uma importância muito grande para que possamos desenvolver esse trabalho junto às crianças e adolescentes da nossa região. Por meio desse incentivo é que buscamos oferecer infraestrutura humana e material para desenvolver o talento desportivo humano, educacional e social desses garotos, visando a socialização e formação de valores em todos os envolvidos.”

Fabiano Gomes – responsável pelo projeto Salvando Vidas

“O incentivo que a SCPar nos dá é essencial para o esporte do município, pois é através do esporte que a gente combate a criminalidade.”

Claudio Lima – produtor do documentário pesca artesanal da tainha de Ibiraquera

“Como produtor, o fato de a SCPar ter apoiado o projeto desde o início deu mais garra e motivação para fazer um trabalho bem feito e de qualidade. O apoio me fez ter mais força e vontade de continuar produzindo e abriu portas para o meu potencial.”

Projetos apoiados em 2016

América Futebol Clube (campo e futsal)

Antônio Carlos MMA 2016

Associação Imbitubense de Judô

Atlético Clube Imbituba - Futebol

Banda Casebre

Benfica 2016

Boi Encantado: Registro da cultura do boi de mamão

Cantos e Encantos da Zimba (Artes visuais)

Capoeira na Comunidade Praia de Itapirubá

Circuito Catarinense e Mercosul de Travessias 2015/2016

Concertos Sinfônicos Itinerantes

Correndo por Imbituba Melhor (Guilherme Gonçalves – Atletismo)

Desafio Serra do Rio do Rastro 2017

Documentário Pesca Artesanal da Tainha de Ibiraquera (Claudio Lima)

Educando Através do Esporte (Futebol feminino)

4º Festival Cultural no Teatro Usina