Porto de Imbituba participa da 13ª reunião da Conaportos, em Brasília


Gestores do Porto de Imbituba estiveram em Brasília nesta terça-feira (26) para participar da 13ª reunião da Comissão Nacional de Autoridades dos Portos (Conaportos), coordenada pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (SNPTA). O fórum voltou a se reunir após dois anos sem atividades. O objetivo integrar as atividades desempenhadas pelos órgãos e entidades públicas nos portos, além de visar à aproximação dos profissionais do setor portuário. A SCPar Porto de Imbituba esteve representada pelo Diretor-presidente, Jamazi Alfredo Ziegler; o Diretor Jurídico, Roberto Luís Figueiredo dos Santos Júnior, e também o Administrativo Portuário, Murilo da Silva Medeiros.

A abertura da reunião ficou por conta de Marcelo Sampaio, Secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, seguida pela palestra de Diogo Piloni, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários. Sampaio reforçou a importância do Conselho e disse que o governo vai manter a eficácia do diálogo ativo e permanente com o setor. “A Conaportos traz de volta a possibilidade de promover a integração de informações, e isso acaba sendo um ótimo instrumento para o Governo Federal receber as demandas do setor com o foco na desburocratização”, afirmou o secretário-Executivo. Já Piloni explicou as competências, o funcionamento e a estruturação dos comitês técnicos da Conaportos.

A comissão passa a se reunir trimestralmente, o que vai dar ao fórum a oportunidade para que, periodicamente, seja feita uma avaliação da melhoria das atividades e da prestação dos serviços nos portos. “A Conaportos deve direcionar seu olhar à economia e à resultados que visem a otimização, a flexibilização e a desburocratização do setor portuário brasileiro”, explicou Piloni.

Ao longo da manhã, também foram apresentadas as demandas do setor portuário e os novos representantes da Conaportos tomaram posse. Entre as propostas e resoluções da reunião ordinária, a Conaportos decidiu sobre os Comitês Temáticos, responsáveis por fornecer informações e auxiliar na deliberação da Comissão. Ficaram mantidos os Comitês Técnicos de Integração de Sistemas, Modernização Portuária e de Parâmetros de Desempenho. Além disso, foi aprovada a criação do Comitê Técnico de Estímulo à Cabotagem.

À tarde foi a vez da Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), onde o Porto de Imbituba, como um dos associados da entidade, participou da Assembleia Geral Extraordinária. O grupo discutiu o novo modelo tarifário, dragagem, PORTUS (Instituto de Seguridade Social) e assuntos gerais.

Assessoria de Comunicação SCPar Porto de Imbituba, em parceria com a Assessoria Especial de Comunicação do Ministério da Infraestrutura.

Destaques
Arquivo
Tags de Notícias