Praia do Rosa: sexta edição do Del Vino alia alta gastronomia à milenar arte dos vinhos lusitanos

O evento enogastronômico, que acontece entre os dias 3 e 11 de agosto, reunirá renomados restaurantes com o tema “Vinhos de Portugal”

Considerada uma das 30 baías mais belas do mundo, a Praia do Rosa será, pelo 6º ano consecutivo, o pano de fundo em mais uma edição do Festival Del Vino. Com iniciativa da Associação Empresarial de Imbituba (ACIM) – Núcleo Gastronômico Praia do Rosa, o evento acontece entre os dias 03 e 11 de agosto e contará com a participação de sete renomados restaurantes locais.

Um dos principais destinos turísticos no verão, a Praia do Rosa tem se consolidado também como grande atrativo no inverno, além da temporada de observação das Baleias Francas, que acontece entre os meses julho e novembro - onde escolhem as águas quentes do litoral sul catarinenses para se reproduzir e amamentar - atrai milhares de turistas para apreciar a cultura e a boa gastronomia.

Para a empresária Fernanda Khalil, proprietária do restaurante Refúgio do Pescador e uma das organizadoras do evento, o festival tem se mostrado importante para toda a economia local. “A Praia do Rosa é uma das mais visitadas do Brasil durante o verão, mas é no inverno que a região apresenta uma peculiaridade: a observação de baleias. O Del Vino vem como mais uma opção de programação para o visitante, movimentando direta e indiretamente todo o município e também a região na baixa temporada”, avalia.

“Vinhos de Portugal”

O Del Vino promove uma experiência enogastronômica única, onde cada restaurante desenvolve seu evento, oferecendo menus harmonizados. Com o tema deste ano, os estabelecimentos terão no cardápio rótulos lusitanos para compor os pratos oferecidos durante o festival.

Regina Pedreira, proprietária do Bistrô Pedra da Vigia e uma das organizadoras do evento, explica a escolha do tema deste ano como uma referência à história dos próprios brasileiros. “O vinho de Portugal é mais antigo que a própria nação. O vinho se desenvolveu muito, até se tornar uma característica cultural do país que viria a se tornar o “pai” do Brasil”, revela.

Apesar de ser um dos menores países da Europa, Portugal é um dos mais importantes produtores de uvas e vinhos do mundo. Conhecidos mundialmente por seus vinhos tradicionais e por cultivar mais de 250 tipos de uvas, os portugueses trazem muita personalidade aos rótulos lusitanos, sendo muito apreciados no mundo todo, inclusive aqui no Brasil.

“Nos anos anteriores tivemos a participação de diversas vinícolas brasileiras. A vitivinicultura no Brasil tem se destacado por sua criatividade e originalidade. Nossos rótulos são recheados de cultura, tipicidade, além de aromas e sabores próprios.

Abertura

Pela segunda vez, o Del Vino terá em sua programação uma festa oficial de abertura. O Beleza Pura Cosmic Bar, tem um conceito único, misturando universos diferentes e integrando pessoas do mundo todo.

O evento acontece no dia 02, a partir das 22 horas, com apresentação da banda Congah, de Florianópolis, que tem conquistado espaço no cenário musical catarinense com apresentações no circuito Lagoa da Conceição com o recente lançamento do primeiro videoclipe oficial, “Perto de Você”.

A Banda Congah surgiu do projeto Marleys Live, que ficou conhecido após diversas apresentações do show Marley In Camerata, em parceria com a Camerata Florianópolis para execução de clássicos do rei do reggae, Bob Marley. Já abriu show importantes como Alpha Blondy, Dezarie, The Congos e Dazara