Projeto ‘Pêra ferroviária’ é apresentado em reunião do CAP


Na manhã desta sexta-feira (13), o diretor-presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benony Schmitz Filho, participou da reunião do CAP (Conselho de Autoridade Portuária), realizada no Porto de Imbituba.

O diretor apresentou o projeto ‘Pêra ferroviária’, o qual viabiliza que o trem carregue e/ou descarregue e siga viagem sem executar manobras para mudar a formação do trem. Foram apresentadas as tratativas para a construção da pêra, além da assinatura do documento que é o ponto de partida para o início desta obra.

Espera-se que, na próxima semana, seja finalizado o protocolo de intenções, bem como o convite ao Diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Marcelo Almeida Pinheiro Chagas, a fim de realizar uma inspeção in loco.

O primeiro passo é com o DNIT, para que eles efetivem a anuência formal, e a partir disso, o Porto de Imbituba possa protocolar e buscar a tramitação junto à Secretaria de Portos. “Nós já materializamos os passos sugeridos pelo Dr. Marcelo, para que possamos passar para eles e começar, efetivamente, o processo de construção”, explica o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Jamazi Alfredo Ziegler.