top of page

Projeto "Transformar" busca inovar conceito de esporte e educação em Imbituba

Imbituba está prestes a ganhar um grandioso projeto social que promete revolucionar a cidadania por meio do esporte e da educação. A Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, lançará o Programa Transformar, que deverá, de maneira autossustentável, proporcionar gratuitamente em um Centro de Treinamento e Formação Esportiva de Imbituba o desenvolvimento e aprendizagem a crianças, adolescentes, atletas de alto rendimento e pessoas na melhor idade.

Realizado por meio da Diretoria de Esportes, o projeto contemplará crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiências e com altas habilidades. Com contrapartidas como bom rendimento escolar e comportamento adequado, eles terão aulas e práticas gratuitas incialmente de atletismo, futebol suíço e de campo, judô, boxe, jiu-jitsu e ainda receberão alimentação e transporte. Nele, as modalidades, onde está incluída a ginástica para a melhor idade, serão oferecidas por professores gabaritados.

Ao todo, serão 25 profissionais envolvidos, entre eles, psicólogo, nutricionista, enfermeira, merendeiras e coordenadores, que serão remunerados pela prefeitura, que também fica responsável pelo fornecimento de todo material esportivo, como bolas, redes e uniformes. Entretanto, segundo o prefeito Rosenvaldo Júnior, a venda de espaços publicitários e outros tipos de parcerias com a iniciativa privada, deixarão o projeto autossustentável. O inovador programa social será realizado em um grande complexo esportivo no bairro Vila Santo Antônio, o atual Ninho da Águia (sede do Imbituba FC), espaço que já possui a infraestrutura necessária para as modalidades iniciais, mas que nos próximos meses receberá a construção de área de atletismo, pista de skate e quadra de tênis, para modalidades futuras, além de guarita de segurança, recepção, sala de espera e cercas de arame.

De acordo com o prefeito Rosenvaldo Júnior, realizar um projeto dessa magnitude em Imbituba onde a prática de esportes via políticas públicas estava restrita ao futsal, judô, vôlei e handebol, é uma questão também de responsabilidade social do gestor. “Precisamos oferecer condições adequadas para a realização das práticas esportivas e de lazer e assim contribuirmos para a adoção de estilos de vida ativos e saudáveis para nossos munícipes. Em um país ainda com tantos problemas sociais, temos o dever moral e ético de fazer ser exercida a responsabilidade social, principalmente no que tange à democratização do acesso ao esporte e ao lazer para a comunidade em geral”, afirma. Para o gestor do município, um dos meios comprovadamente mais eficazes na promoção de uma melhor qualidade de vida para os cidadãos é o esporte. “Ele influencia em aspectos relevantes como educação, saúde, inclusão social, formação para a cidadania, entre outros”, completa. Segundo o Diretor de Esportes, Norton Evald, o objetivo do Projeto Transformar é formar cidadãos de bem, fomentar a prática esportiva, formar e desenvolver atletas e gerar lazer e saúde a idosos. “O projeto irá contribuir para a qualidade de vida, a formação educacional. Fazer e produzir esporte é gerar mais saúde, mais equilíbrio, mais qualidade de vida, e é, principalmente, um importante instrumento para capacitar pessoas a ingressarem, construtivamente, na sociedade”, lembra Evaldt, que adianta quais serão os focos do programa que será dirigido por ele. “O desenvolvimento corporal para crianças e adolescentes, com senso de limites e disciplina, a convivência saudável em sociedade, com saúde física e mental para idosos, a possibilidade de retomada de atividades físicas e do prazer pela vida por pessoas com deficiência, altas habilidades e surdos, serão nossos pontos de referência”, adianta Evaldt. Para o professor de educação Física e instrutor de futsal do município, Marcelo Salvador, o Pipoca, diante de importantes competições esportivas no país, é fundamental incentivar a prática esportiva. “Devemos fomentá-la como um direito aos cidadãos, incluindo-se o aperfeiçoamento e a manutenção no Município de atletas de alto rendimento. Também existe a necessidade de criar a vocação de Imbituba em formar atletas de ponta”, explica. Foto: Divulgação/Ascom PMI

Destaques
Arquivo
bottom of page