top of page

Rota da Baleia Franca: Parceria com agências de viagens visa atrair mais turistas

Atualmente visitantes organizam passeios por conta própria devido à falta de pacotes dedicados ao destino turístico

A Rota da Baleia Franca (RBF) formada pelos municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna, destino escolhidos por estes gigantes do mar na época da reprodução – as águas mais quentes e calmas do Litoral Sul catarinense ideais para o desenvolvimento dos filhotes nos primeiros meses de vida. Entretanto, o período de permanência dos animais na região vai de julho a novembro, considerado de baixa temporada para o turismo. Pensando nisto, os idealizadores da RBF, como o Sebrae/SC, promovem diferentes ações para atrair mais turistas e fortalecer a rede de parceiros.

Uma das novidades para a temporada deste ano é o engajamento com agências de viagem. A maioria dos visitantes é de Santa Catarina mesmo, Rio Grande do Sul e Paraná, mas são os chamados turistas ‘autoguiados’. “São pessoas que organizam sua própria viagem. Agora, o objetivo é agregar valor ao nosso turismo de inverno com auxílio das agências, para que elas ofereçam pacotes de viagens para a Rota, assim como promovem outros destinos nacionais e internacionais.”, explica a gestora da Rota da Baleia Franca, Juliana Baldessar Ghizzo.

Happy hour

O primeiro passo para esta aproximação acontece no happy hour promovido pelo Sebrae/SC em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV/RS), e com a Galápagos Turismo Ambiental e Cultural, no próximo dia 17, em Porto Alegre. O mesmo evento será promovido no dia 22, desta vez em Florianópolis, com a ABAV de Santa Catarina.

“Hoje, são mais de 150 empresas que participam da Rota. Desta forma, os agentes podem conhecer melhor e escolher o que desejam oferecer aos turistas nos pacotes de viagem, além de entenderem como funciona a Rota da Baleia Franca”, destaca Juliana, que acrescenta: “O Sebrae organiza e promove a Rota, mas quem comercializa são as agências; elas que apresentam o portfólio do que a Rota pode oferecer aos visitantes

Rota da Baleia Franca

A RBF foi criada em 2016 como resultado do Projeto de Fortalecimento do Turismo de Observação de Baleias no Litoral Catarinense, executado desde 2015 pelo Sebrae/SC em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e as prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna.

Nazario & Bortot Comunicação

Assessoria de Imprensa Sebrae/SC CRSul

Texto: Vanessa Amando | Partner NBCom

Mais informações: Juliana Ghizzo / Gestora do Projeto

Telefone: (48) 9152-6145

Destaques
Arquivo
bottom of page