top of page

Santa Catarina sediará Assembleia de Lideres do G20 YEA no Brasil

Evento será em novembro em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Empresário de Imbituba, integrante do ACIM Jovem, representou o Brasil na África do Sul

Com a proposta de fomentar o empreendedorismo jovem para além das fronteiras do Brasil, ampliar conhecimento sobre estratégias, negócios e experiências praticadas em outros países, promover networking, fortalecer a representatividade e apresentar as potencialidades brasileiras, a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) tem desenvolvido e participado de missões internacionais. O Conselho de Jovens Empreendedores de Santa Catarina é sempre representado nesses momentos riquíssimos de aprendizado, gerando novas oportunidades para o estado.

A primeira missão internacional de 2017 foi na África do Sul. A Assembleia de Líderes do G20 YEA (Aliança de Jovens Empreendedores do G20), aconteceu entre os dias 9 e 11 de março e, Antonio Carlos Guimaraes, Diretor de Assuntos Internacionais do Cejesc e Sherpa da Delegação Brasileira no G20 YEA, representou o Brasil no evento que teve a participação de aproximadamente 30 líderes de 15 dos 20 países membros da organização.

Segundo Antonio Carlos Guimaraes, a participação ativa da Conaje nos últimos anos no G20 YEA vem sendo fortemente elogiada pelos membros da Aliança. “Para eles é claro que o nosso movimento é muito forte no país, com representação em todas as regiões, grande número de participantes e um bom relacionamento com o governo e outras entidades empresariais”, ressaltou.

Durante os dois dias de reuniões, foram definidas as últimas questões com relação à organização do G20 YEA 2017 Summit na Alemanha, bem como estratégias para fortalecimento da organização e reconhecimento do G20 YEA como parceiro institucional do G20 e do B20. Tratou-se também sobre um projeto do G20 YEA para a criação de um visto específico para empreendedores de start ups que permita a mobilidade de jovens empresários ao redor do mundo, facilitando o desenvolvimento de negócios no mundo globalizado. Este trabalho vem sendo desenvolvido pela Futurpreneur Canada, representante deste país no G20 YEA, obtendo avanços significativos com o governo canadense.

Foi formado um grupo de trabalho para expandir este projeto para outros países membros da Aliança. Durante as reuniões, foi redigido e assinado por todos os membros um comunicado ao B7 (Grupo de Líderes Empresariais dos países membros do G7) sobre Eficiência Energética. Os membros do G20 YEA na Itália participarão de um seminário promovido por esta organização na Itália, país que preside o G7 neste ano, sobre Eficiência Energética e demonstrarão toda a preocupação dos jovens empreendedores ao redor do mundo com a relação à preservação dos recursos naturais e o impacto da mesma na sustentabilidade e crescimento da economia a médio e longo prazo.

Paralelamente ao evento, foram realizadas diversas atividades com o envolvimento de jovens empreendedores e entidades locais, apresentando o ecossistema empreendedor da África do Sul à Aliança.

Assembleia de Líderes no Brasil

Durante o Congresso da Conaje de 2017, evento que acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro em Balneário Camboriú (SC), acontecerá também uma Assembleia de Líderes do G20 YEA. O convite foi levado pelo representante brasileiro na África do Sul, Antonio Carlos Guimaraes. “O grande obstáculo que tínhamos era a inclusão de mais uma Assembleia de Líderes ainda no ano de 2017, gerando a necessidade de mais uma viagem internacional e despesas adicionais a todos os membros da organização. Porém, após muitas discussões, ficou decidido por ampla maioria pela realização da Assembleia de Lideres do G20 YEA no Brasil em novembro.

O maior intervalo que teremos entre os Summits da Alemanha (2017) e Argentina (2018), de 15 meses, e o engajamento do Brasil foram fatores preponderantes no convencimento de todos”, destaca Antonio, completando que, com esta definição é preciso trabalhar fortemente na organização do evento no Brasil.

“Precisamos que a Assembleia de Lideres do G20 YEAseja extremamente proveitosa para todos os participantes, proporcionando contatos com empreendedores de alto nível, representantes do alto escalão do governo e membros da Conaje.Precisamos mostrar mais uma vez a força da Conaje, compondo uma delegação expressiva - tanto em quantidade como em qualidade - para participar do G20 YEA Summit na Alemanha”, finaliza o diretor de Assuntos Internacionais do Cejesc e coordenador do G20 YEA no Brasil, Antonio Carlos Guimaraes.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa CEJESC

Destaques
Arquivo
bottom of page