top of page

SCPar Porto de Imbituba e ACIM Comex marcam Semana Nacional do Trânsito com ações de conscientização

A iniciativa foi realizada em parceria entre os setores de Comunicação e Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Autoridade Portuária, com o Núcleo de Comércio Exterior da Associação Comercial de Imbituba (ACIM), que disponibilizou voluntários para integrarem a equipe de campo.

Os usuários do Porto de Imbituba vivenciaram uma situação diferente entre os dias 27 e 29 de setembro. Em continuidade as ações da Semana Nacional do Trânsito, a SCPar Porto de Imbituba realizou blitz de conscientização na portarias, abordando os motoristas em diferentes horários e reforçando as normas internas de tráfego. A iniciativa foi realizada em parceria entre os setores de Comunicação e Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Autoridade Portuária, com o Núcleo de Comércio Exterior da Associação Comercial de Imbituba (ACIM), que disponibilizou voluntários para integrarem a equipe de campo.

A campanha iniciou mesmo antes da blitz, quando os motoristas em direção ao porto e demais pessoas que transitaram por Imbituba nos últimos dias foram impactados com a mensagem “O melhor destino para você chegar é a sua casa. Dirija com atenção, chegue em segurança”, distribuída em outdoors instalados nos acessos Norte e Sul do município. Na chegada à instalação portuária, uma abordagem mais direta foi realizada de quarta a sexta da última semana, com a entrega de folhetos que traziam o mapa atualizado do porto, contato para o caso de emergências e as normas internas de tráfego. A partir de agora, a distribuição deste folheto passa a integrar a rotina de recepção no porto, com o objetivo de tornar o trânsito interno mais ágil e seguro.

Juliana de Paula Moraes, técnica em Segurança do Trabalho da SCPar Porto, participou em todos os dias da ação e explica que a campanha foi uma oportunidade para relembrar e conscientizar os que entram a área portuária quanto às normas internas e as boas práticas de circulação. “A ação só teve aspectos positivos, mesmo quando as abordagens chamavam a atenção sobre algum ponto de infração do motorista, pois nestes momentos foi possível ver o reconhecimento de uma postura negativa e a promessa de mudanças”, destaca a colaboradora.

Para Jorge Luiz de Souza, voluntário na ação através do Núcleo de Comércio Exterior (Comex) da Acim, “é muito importante que a SCPar Porto de Imbituba tenha este cuidado e sensibilidade para desenvolver campanhas que resultem na integração porto/cidade, uma vez que o usuário passa por área urbana ao entrar e sair do porto, tornando a conscientização gerada muito importante, tanto para os usuários quanto para as empresas. Nós como representantes da ACIM e do Núcleo de Comex agradecemos a oportunidade de agregar e aproximar todos os agentes da atividade portuária de Imbituba em prol da cidade e seus cidadãos”, afirma Jorge.

Destaques
Arquivo
bottom of page