SCPar Porto de Imbituba realiza Simulado de Emergência


A Brigada de Emergência da SCPar Porto de Imbituba foi acionada na última quarta-feira (27) para o primeiro exercício simulado do Plano de Controle de Emergência (PCE) de 2019. O cenário de queda de homem ao mar mobilizou a equipe de atendimento a emergências da Autoridade Portuária para resgate de um trabalhador que teria caído do cais 2, de uma altura de aproximadamente seis metros.

Durante a simulação, ao presenciar a queda do trabalhador no mar, o vigilante do cais 2 comunicou a ocorrência à Unidade de Segurança do Porto para acionamento da Brigada. Em seguida, lançou uma boia salva-vidas para que a vítima aguardasse a chegada do socorro. Dois membros da Brigada de Emergência realizaram a imobilização da vítima ainda na água, antes de transportá-la de lancha até o cais 4, para o atendimento de primeiros socorros.

Ao longo de 2019 estão previstas novas ações de treinamento envolvendo os planos de segurança portuária: Plano de Controle de Emergência (PCE), Plano de Emergência Individual – (PEI) e Plano de Ajuda Mútua (PAM). De acordo com Juliana de Paula Moraes, técnica de segurança do trabalho e coordenadora da Brigada da SCPar Porto de Imbituba, esses instrumentos buscam capacitar e preparar os trabalhadores portuários para dar respostas adequadas e eficientes a situações de emergência dentro da área portuária. “Os simulados são parte dessa atuação preventiva e têm como objetivos treinar e verificar a atuação das brigadas em diversas situações”, afirmou.

Os treinamentos também atendem a Norma Regulamentadora 29 (NR-29) do Ministério do Trabalho, que regulamenta a segurança e saúde do trabalho portuário, regula a proteção contra acidentes e doenças profissionais e estabelece a necessidade de recursos e linhas de atuação para prover primeiros socorros.

Destaques
Arquivo
Tags de Notícias