top of page

Semana Nacional da Baleia Franca já tem programação


Com uma programação repleta de atividades culturais e esportiva, a Semana Nacional da Baleia Franca 2017, abre nesta quinta-feira (21) e segue até o dia 30. A realização é da Prefeitura Municipal de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico, e todas as atividades acontecem no Ginásio de Esportes Olivar Francisco. Feira de artesanato, seminários, palestras, cinema, shows, oficinas, literatura e campeonato de surf, prometem atrair moradores e turistas para participarem da programação.

A abertura oficial acontece nesta quinta-feira com uma cerimônia a partir das 9 horas, e logo dá continuidade com a abertura dos estandes e atividades do seminário científico da Baleia Franca, que acontece também na sexta-feira (22), conforme programação. Tem início também, a feira de artesanato, com exposição e venda de artigos produzidos por artesãos do próprio município. A feira estará nos 21, 22, 23, 24, 26, 27, 28 e 29, das 9 até o final das atividades no local.

Na sexta-feira (22), acontecem as atividades do seminário científico e, às 20:30 horas, o show com o músico Teto Fernandes, que traz ao público seu projeto tocando sucessos do blues mundial. No sábado (22), além da feira de artesanato, uma mostra de filmes e documentários sobre baleias que se estende até o domingo, o dia finaliza com show da banda Fishmen, e no domingo (23), com o cantor Igor do Canto Perfeito.

A semana começa com a oficina “Aprendendo com as Baleias”, do Projeto Baleia Franca, na segunda-feira (25). Na terça, segue programação com abertura da feira de artesanato, oficina do IBF, palco livre, e Sarau Literário com a Academia Imbitubense de Letras e Artes – AILA, na quarta-feira (27), o sarau fica por conta da Academia de Letras Imbitubense – ALI e, na quinta-feira (28), com a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – ALBSC.

Na sexta (29), a programação cultural segue e, no sábado (30), finalizando o evento, acontece a 2ª etapa do campeonato Imbituba Surf Tour, na Praia da Vila, a partir das 8 horas (o campeonato segue também no domingo).

A partir das 20 horas, sobem ao palco as bandas Casebre, Kike Oliveira, finalizando com o grupo Expresso Rural. A entrada é gratuita para todos os eventos, porém neste último, limitado a mil pessoas conforme orientações do Corpo de Bombeiros de Imbituba. Quem quiser participar, pode retirar o ingresso a partir de terça-feira 26), na Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turístico, das 13 às 19 horas.

Grupo Expresso Rural fecha programação

Um dos ícones da música de Santa Catarina dos anos 80, o Expresso Rural surgiu em 1981 em Florianópolis durante o "Boom" dos festivais de músicas estudantis da época, quando Daniel Lucena e Zeca Petry se conheceram. Fortemente inspirados em grupos como 14 Bis e Boca Livre, com pitadas do Rock Rural - Pop - Progressivo com a música Country, o Expresso logo conquistou a cidade, e onde quer que se apresentassem eram sinônimo de casa cheia. Depois de um tempo parada, a Banda acabou se reencontrando em 1991 para um único show de comemoração dos 10 anos em Floripa, juntando todos os componentes originais. A receptividade foi tão grande que a banda decidiu continuar daí.

Em 2007, o Expresso Rural volta com o nome e a formação original em um Show no Teatro do CIC, revivendo os primeiros sucessos em versões acústicas. O que era um único show se transformou em uma mini turnê.

Programação da Semana Nacional da Baleia Franca

Destaques
Arquivo
bottom of page