Seminário de Turismo Inteligente debate o verão 2019 na Praia do Rosa


Evento reuniu lideranças do município para compartilhar ideias sobre como organizar estrategicamente a temporada. Empresários doaram um decibelímetro para a Polícia Militar

O verão está chegando e a cidade de Imbituba já está se preparando para receber os visitantes. Na Praia do Rosa o Núcleo de Turismo da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Praia do Rosa reuniu as lideranças locais no Seminário de Turismo Inteligente – Verão 2019. O evento realizado na noite de terça-feira, 30, reuniu autoridades municipais, moradores e empreendedores da região na pousada Village Praia do Rosa.

O objetivo do evento foi discutir o planejamento estratégico da temporada e criar um ambiente de diálogo sobre as ameaças e oportunidades da Praia do Rosa. “Precisamos destes encontros para pensar o momento mais movimentado da cidade sejam permanentes. Acredito que o DEL – Programa de Desenvolvimento Econômico Local poderá nos auxiliar neste processo”, afirma Adilson Silvestre, Presidente da ACIM.

Os empresários adquiriram um decibelímetro que foi doado à Polícia Militar. O equipamento que mede o volume do som em determinados ambientes poderá ser usado na fiscalização do cumprimento às leis de perturbação do sossego e também dos estabelecimentos quanto ao tratamento acústico dos ambientes. “Regras de volume, horários e acústica já existem, precisamos que estas leis sejam fiscalizadas e cumpridas”, comemora Cassiano Betat Neto, coordenador do núcleo.

Um tema importante também tratado no encontro foi a Ponte de Ibiraquera, que está interditada desde o dia 2 de outubro. Um projeto de recuperação da travessia sobre a lagoa foi apresentado e entregue ao Município como sugestão de obra. “Esta ponte é indispensável para o tráfego de veículos leves. Precisamos colaborar para que a obra fique pronta antes do Réveillon, pois teremos grandes problemas de congestionamento com só um acesso”, explica o empresário Emanuele Cifali.

O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior, destacou que a recuperação da ponte é uma prioridade. “Além da liberação do acesso ser uma grande preocupação, a maior delas é vida, então vamos analisar os projetos com muita atenção”, assegurou.

Quanto aos demais assuntos debatidos o prefeito se colocou à disposição para discutir soluções em conjunto.

Outros assuntos relevantes como coleta de lixo, fiscalização de ambulantes e empresas ilegais foram discutidos. “O projeto Jogue Limpo com a Praia do Rosa já atua há 8 anos na limpeza e preservação da praia. O Jogue Limpo hoje é uma estratégia de organização do destino e sustentabilidade no sentido de sobrevivência da natureza e do turismo. Por isso precisa de muita atenção e apoio do poder público, especialmente quanto a mão de obra”, destaca Márcia Camello articuladora do projeto.

Carina Genovez, secretária de turismo e desenvolvimento econômico, destacou a importância de as pousadas se cadastrarem no Cadastur e responderem ao censo, iniciativa do ACIM Praia do Rosa que está sendo realizado em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Garopaba e apoio da Prefeitura de Imbituba. “Temos uma pesquisa de 2011 que aponta 4.200 leitos em Imbituba, mas apenas 21