top of page

Seminário de Turismo Inteligente debate o verão 2019 na Praia do Rosa


Evento reuniu lideranças do município para compartilhar ideias sobre como organizar estrategicamente a temporada. Empresários doaram um decibelímetro para a Polícia Militar

O verão está chegando e a cidade de Imbituba já está se preparando para receber os visitantes. Na Praia do Rosa o Núcleo de Turismo da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Praia do Rosa reuniu as lideranças locais no Seminário de Turismo Inteligente – Verão 2019. O evento realizado na noite de terça-feira, 30, reuniu autoridades municipais, moradores e empreendedores da região na pousada Village Praia do Rosa.

O objetivo do evento foi discutir o planejamento estratégico da temporada e criar um ambiente de diálogo sobre as ameaças e oportunidades da Praia do Rosa. “Precisamos destes encontros para pensar o momento mais movimentado da cidade sejam permanentes. Acredito que o DEL – Programa de Desenvolvimento Econômico Local poderá nos auxiliar neste processo”, afirma Adilson Silvestre, Presidente da ACIM.

Os empresários adquiriram um decibelímetro que foi doado à Polícia Militar. O equipamento que mede o volume do som em determinados ambientes poderá ser usado na fiscalização do cumprimento às leis de perturbação do sossego e também dos estabelecimentos quanto ao tratamento acústico dos ambientes. “Regras de volume, horários e acústica já existem, precisamos que estas leis sejam fiscalizadas e cumpridas”, comemora Cassiano Betat Neto, coordenador do núcleo.

Um tema importante também tratado no encontro foi a Ponte de Ibiraquera, que está interditada desde o dia 2 de outubro. Um projeto de recuperação da travessia sobre a lagoa foi apresentado e entregue ao Município como sugestão de obra. “Esta ponte é indispensável para o tráfego de veículos leves. Precisamos colaborar para que a obra fique pronta antes do Réveillon, pois teremos grandes problemas de congestionamento com só um acesso”, explica o empresário Emanuele Cifali.

O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior, destacou que a recuperação da ponte é uma prioridade. “Além da liberação do acesso ser uma grande preocupação, a maior delas é vida, então vamos analisar os projetos com muita atenção”, assegurou.

Quanto aos demais assuntos debatidos o prefeito se colocou à disposição para discutir soluções em conjunto.

Outros assuntos relevantes como coleta de lixo, fiscalização de ambulantes e empresas ilegais foram discutidos. “O projeto Jogue Limpo com a Praia do Rosa já atua há 8 anos na limpeza e preservação da praia. O Jogue Limpo hoje é uma estratégia de organização do destino e sustentabilidade no sentido de sobrevivência da natureza e do turismo. Por isso precisa de muita atenção e apoio do poder público, especialmente quanto a mão de obra”, destaca Márcia Camello articuladora do projeto.

Carina Genovez, secretária de turismo e desenvolvimento econômico, destacou a importância de as pousadas se cadastrarem no Cadastur e responderem ao censo, iniciativa do ACIM Praia do Rosa que está sendo realizado em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Garopaba e apoio da Prefeitura de Imbituba. “Temos uma pesquisa de 2011 que aponta 4.200 leitos em Imbituba, mas apenas 21 meios de hospedagem estão cadastrados. Precisamos ter os dados corretos para poder pensar políticas públicas adequadas à realidade”, comenta.

 

Entre as autoridades que apresentaram seus projetos estiveram o comandante da Polícia Militar Major Daniel Nunes, o comandante do Corpo de Bombeiros Capitão Guilherme Veríssimo, o delegado de polícia Civil Rafael Rampinelli, o Presidente do Conselho Estadual do Jovem Empresário – CEJESC e Diretor de Núcleos da ACIM, Antônio Guimarães Neto.

Também participaram do evento o vereador Gilberto Pereira, a presidente do Conselho Comunitário de Ibiraquera (CCI), Maria Aparecida Ferreira e o presidente da Associação de Pescadores, Lédio da Silveira.

Destaques
Arquivo
bottom of page