top of page

Serra Mar: projeto de turismo une regiões

No sábado (12), na Praia do Rosa, em Imbituba, foi realizada a primeira reunião para discutir o Roteiro Serra Mar, projeto que visa a criação de uma rota de turismo para Santa Catarina que una a região de Imbituba e a Serra Catarinense. A solenidade aconteceu na pousada Vida, Sol e Mar, dentro da programação do evento “Del Vino”, que ofereceu aos convidados a apreciação de diferentes tipos de vinhos, música ao vivo e discussão de temas relacionados ao turismo.

O encontro foi uma iniciativa do CEJESC (Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de SC), braço jovem da FACISC (Federação das Associações Empresariais de SC) para que representantes do trade turístico da serra catarinense viessem a Imbituba para conhecer o Agosto Del Vino, e o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Imbituba e pelo Núcleo ACIM Praia do Rosa.

De acordo com o empresário e diretor Vice-Presidente da Les Plus Belles Baies du Monde – associação internacional das mais belas baías do mundo – Enrique Litman, a ideia já está sendo desenvolvida há algum tempo e visa prolongar a estadia dos turistas também na baixa temporada. “O projeto visa fazer com que o turista da serra visite o litoral, e que o que passa a alta temporada nas praias, suba a serra. Cidades como Lages, Imbituba, São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra já estão unidas para começar a escrever o projeto”, afirma.

Este é um projeto que visa a integração da serra catarinense com o litoral sul, com rotas turísticas voltadas para o desenvolvimento das regiões. A ideia não envolve a construção de novas estruturas e sim, utilizar o que as regiões já oferecem como atrativo, tais como parques naturais de aventura, hotéis, restaurantes e rotas de vinho.

Dorlin Nunes, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico, avalia o encontro como o pontapé inicial para o associativismo e integração público-privada no desenvolvimento de Imbituba e da região como roteiro turístico. “A partir do momento que todos os setores começaram a trabalhar em conjunto para defender interesses em comum, a exemplo da Praia do Rosa, o desenvolvimento turístico só vem aumentando. Todos ganham e têm condições de buscar maior ocupação dos estabelecimentos e eventos na baixa temporada para movimentar o destino”, ressalta.

O Secretário de Relacionamento da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Lages, Celio Bueno Jr., afirma não será necessário a busca de capital externo para desenvolver o projeto. “Através do Governo do Estado e do Secretário de Turismo, Leonel Pavan, conseguimos uma verba para cursos de capacitação, para que a população possa se adequar à nova realidade. Vamos utilizar os recursos que temos aqui, queremos valorizar o nosso povo e fazer com que eles estejam preparados para esta nova demanda. ”

Para apoiar o desenvolvimento do Projeto Serra Mar, o Órion Parque Tecnológico, situado em Lages, colocou à disposição o Gênesis - Núcleo de Projetos, Negócios e Propriedade Intelectual. O Diretor Executivo, Claiton Camargo, afirma que aliar a instituição ao desenvolvimento da ideia, trará benefícios para o turismo. “Nosso papel se cumpre quando colocamos nossas ferramentas à disposição de projetos como esse, que farão com que a nossa região se consolide ainda mais no turismo serrano e litorâneo. ”

Para o empresário Jaime Gabriel, a ideia possibilita novos horizontes para a valorização do que os locais têm a oferecer. "Este projeto traz a possibilidade de integrar culturas e benefícios, além de divulgar as belezas naturais que temos. O nosso potencial é gigante, a palavra-chave neste processo é integração”, afirma.

Já a Secretária de Turismo do município de São Joaquim, Sara Dutra Correa, afirma ser de suma importância a integração dos dois destinos turísticos para desenvolver ainda mais o turismo das duas regiões. “Isso irá diminuir a sazonalidade de cada destino, mas para isso é preciso nos aproximarmos, nos conhecermos e nos indicarmos para os visitantes que atendemos."

Como surgiu a ideia: O Roteiro Serra Mar surgiu entre os anos de 2009 e 2010 como uma proposta da Associação Empresarial de Tubarão (ACIT). De acordo com um dos idealizadores e Superintendente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Regional (ADRAM), Ruben Cesar Reinoso, a ideia visa diminuir a sazonalidade da atividade turística, especialmente na região litoral e da serra. “Temos como objetivo, unir dois atrativos naturais que se complementam: neve no inverno da serra, e sol e praia no verão do litoral”, diz.

Os próximos passos: o dia 12 de agosto, foi o pontapé inicial em que os idealizadores e apoiadores do projeto realizaram a primeira integração. Agora, eles irão compartilhar suas experiências e mostrar os atrativos de suas regiões para o grupo. A segunda reunião aconteceu no último final de semana em Lages, em Lages. “Apresentamos a serra ao pessoal do litoral e trocamos ideias de acordo com o objetivo principal do projeto, que é integrar as regiões”, completa Celio.

Destaques
Arquivo
bottom of page