top of page

Tenda Literária estará em Itapirubá neste final de semana

O espaço cultural terá livros à disposição, contação de histórias, sarau musical, além de oficinas e espetáculos. Confira a programação

Uma onda de cultura e conhecimento nas praias de Imbituba é o que promete a Tenda Literária. O evento, que está na terceira temporada, terá o primeiro final de semana na praia de Itapirubá (Sul) nestes dias 28 e 29 de janeiro, das 9h30 às 20h30. É uma opção cultural, de iniciativa da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, via Superintendência de Cultura (SECULT) da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (SETEC), em parceria com a Secretária de Educação (SEDUC) do Governo de Imbituba, com o apoio da Rota da Baleia Franca e SEBRAE Santa Catarina.

O espaço cultural terá livros à disposição, contação de histórias, sarau musical, mostras de cinema, música, além de apresentações artísticas e culturais, como o Boi de Mamão da Justina.

Gláucia, bibliotecária, que coordena o projeto, afirma que “o verão 2017 chega repleto de emoções e parcerias, pois nasce uma nova Tenda Literária com o apoio do Sebrae e da Rota da Baleia Franca, que nos permitiu planejar o evento dentro das condições desejadas, além de nos permitir ampliar a estrutura. Surge dentro da tenda um espaço destinado à divulgação da Rota da Baleia Franca, a agência receptiva Casa Verde Experiências Turísticas estará no evento apresentando os atrativos para o verão e para a temporada de visitação das Baleias Franca, dialogando com a comunidade e com os turistas as possibilidades do turismo nas cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba.

No espaço da Rota teremos o MercadIM - mercado criativo que d e s a c e l e r a. E artesãos que inovam em seus produtos com foco na identidade cultural local também marcarão presença na tenda”.

“Na estrutura do Governo de Imbituba a tenda somou novos aliados, agora a equipe da SEDUC também é parceira na execução do evento. E paralelo houve a sensibilidade e o comprometimento de servidores de outras secretarias que abraçaram a proposta para que tudo se concretize como planejado”, afirma Dorlin Nunes, Superintendente de Cultura.

O Secretário de Educação, Filipe Dias Antônio afirma "quando a equipe Secult me mostrou o Projeto da Tenda Literária eu fiquei fascinado e logo me ofereci pra ser parceiro. Temos que levar esse projeto pra todas as praias do Município".

Para o Governo de Imbituba a Tenda Literária consolida a continuidade de um projeto que possibilitou a ampliação dos índices de leitura em Imbituba. Dados de 2015 revelavam que apenas 1,05% dos habitantes da cidade frequentavam ativamente a Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, que ao longo de mais de 40 anos alcançou escassamente 4,63% da população.

Em apenas um ano (2016) o número de leitores cadastrados na biblioteca aumentou 46,3%. Baseado neste resultado pretende-se impulsionar a fruição à leitura e à informação cultural, com voz à comunidade imbitubense.

A tenda apresenta um acervo selecionado para gostos diversificados, com a curadoria de Gláucia Maindra. No evento haverá distribuição gratuita de exemplares do Jornal Bem Estar - Litoral Sul e Revista Vip Garopaba.

Como funciona?

Tanto os turistas quanto a comunidade residente em Imbituba poderão realizar o empréstimo de livros. Para efetuar empréstimo de livros é preciso apresentar na Tenda documento de RG ou CPF e ao final do dia devolver o livro. Para efetuar o cadastro de leitor, para quem reside em Imbituba, basta apresentar comprovante de residência atual na cidade em nome próprio, ou nome dos responsáveis; RG; CPF e uma foto 3x4. Para imbitubenses é possível emprestar até três livros por 15 dias, que podem ser renovados via telefone, internet e presencialmente na Biblioteca. Um dos objetivos da Tenda, aproximar e facilitar o acesso aos recursos que a biblioteca oferece.

Programação Tenda Literária

Livros, leitura, literatura, informação e contação de histórias

Data: 28 e 29 de janeiro - Praia de Itapirubá - Sul, ponto de referência: próximo do Costão.

Horário: das 9h30 às 20h30

Participação livre e gratuita

Informações: https://www.facebook.com/tendaliteraria

28/01 - Sábado

10h - Fauna dos Bichos, com Projeto de Monitoramento de Praias - Bacia de Santos - O PMP-BS apresentará os animais marinhos que habitam as praias de Imbituba e proximidades, seus hábitos, costumes e características; e o trabalho do Projeto de Monitoramento de Praias.

11h - Conversa Aberta “Impactos Ambientais em Imbituba”, com o Movimento Fora Cattalini

15h - Oficina de Escrita Criativa, com Silvana Silva de Souza

16h - “Rodada de Histórias”, com Encantados Contadores de Histórias

17h - Trilha Promontório Itapirubá conduzida pelo Coletivo TaiáTerra Condução Ambiental Local, com saída da Tenda Literária (12 vagas) - Os condutores recomendam levar na trilha: roupas leves, calça e camisas longas protegem de arranhões; sapatos adequados, fechados e com sola não escorregadia; chapéu ou boné, protetor solar e óculos escuros; garrafas com água conforme a necessidade de cada um e lanche.

18h - Sarau Musical, conduzido por Mariana Corso e participação de escritores e poetas

19h - Prática de Yoga, com o Instrutor Fernando do Espaço Prashanti

29/01 - Domingo

10h - Aprendendo com as Baleias, com o Projeto Baleia Franca (PBF) - A oficina tem por objetivo abordar questões sobre as baleias, educar e conscientizar de forma divertida e interativa, com experiências práticas!

11h - Sarau Musical, conduzido por Lu Blue e participação de escritores e poetas

12h - Surf Music, com Gui Dias (vocalista da Banda Casebre) e Kim

13h - Suco Verde com a utilização de PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais, com Patrícia Reis e participação dos alunos do Projeto Arte por toda Parte

16h - “Rodada de Histórias”, com Encantados Contadores de Histórias

17h - Banda Roots Acústico - pop rock e surf music

18h - Apresentação do Boi de Mamão da Justina

19h - Vivência e Roda de Capoeira, com o Grupo Cordão de Ouro

20h - Exibição do Documentário “Pesca Artesanal da Tainha de Ibiraquera: a história, o lanço e o futuro”, de Claudio Lima

Próxima edição Tenda Literária 2017

Fevereiro

11 e 12, das 9h30 às 20h30 - Barra de Ibiraquera

Confira os vídeos de 2015:

Informações: Gláucia Maindra Fotos: Divulgação

Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa

f/bibliotecapublicaimbituba @bibliotecaimbituba

Destaques
Arquivo
bottom of page