top of page

Turismo Embarcado para Observação de Baleias é liberado no sul de SC


A informação foi confirmada no fim da tarde da última quinta-feira (19), pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. No despacho da Juíza Federal, Vânia Hack de Almeida, o Turismo de Observação de Baleias Embarcado (TOBE) foi liberado pelos próximos 30 dias, em Imbituba, Garopaba e Laguna. A decisão da magistrada atende a um pedido do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

Desde 2015, a atividade estava suspensa por conta de uma ação movida pelo Instituto Sea Shepher Brasil. Na época, a ONG entrou com a ação na justiça pedindo a elaboração e a implementação de um plano completo de viabilidade, manejo e fiscalização.

Em defesa da atividade, os advogados do ICMBIO afirmaram que todas as condicionantes exigidas para autorizar o TOBE foram cumpridas: estudos, plano de manejo e autorização do órgão ambiental estadual para a atividade.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Imbituba, Carina Genovez Ferreira, a liberação do Turismo de Observação de Baleias é de extrema importância para Imbituba e região.

“O turismo embarcado para a observação de baleias agrega valor econômico. Nós recebemos muitos turistas estrangeiros. Gente que vem em busca desse tipo de atividade. Foi uma decisão acertada, já que se trata de uma atividade que é realizada com o monitoramento adequado dos órgãos ambientais e, com certeza, vai impactar economicamente em todo o trecho turístico do sul de Santa Catarina”, disse a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Carina Genovez Ferreira.

Destaques
Arquivo
bottom of page