top of page

Você conhece a cidade em que mora?

Projeto propõe troca de experiências entre moradores para descobrir a cidade

Um projeto piloto poderá se viabilizar nos meses de agosto e setembro na Região Leste da cidade de Imbituba. Chama-se Experiência Franca, trata-se de um projeto conduzido pela Franquita, uma personagem da empresa souIM, que propõe ações criativas, que agucem os sentidos humanos para a percepção da cidade.

As ações criativas acontecem em dois formatos: oficinas, com os moradores, para sensibilização e envolvimento com os espaços públicos. E intervenções urbanas, para olhar a cidade com outros olhos.

POTENCIAL TURÍSTICO NO INVERNO

Imbituba tem uma das baías mais belas do mundo. Tem um importante Patrimônio Arqueológico, com desenhos rupestres, pertinho do mar. Na cidade fica o Marco Zero do Brasil. A primeira batalha com arma de fogo da Anita Garibaldi aconteceu na praia do Porto.

Imbituba foi a última cidade do Brasil a encerrar as atividades de Armação Baleeira, de caça às baleias. E, atualmente, faz parte de uma Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca e possui o título de Capital Nacional da Baleia Franca.

Todas essas informações têm uma importante bagagem cultural mas será que a própria cidade tem consciência do tesouro que tem em mãos? Você conhece a cidade que você mora?

A cidade que a gente conhece são as experiências que vivemos nela. Conhecer a história, seus caminhos, seus lugares, coisas, pessoas e valorizá-los faz de cada morador um importante indicador da própria cidade. Experimentar a própria cidade de verdade é ter informação sobre o que fazer nela, num dia frio, no inverno.

FRANQUITA, A BALEIA CICLISTA

A Franquita - a baleia ciclista, é uma personagem idealizada pelo souIM - empresa de economia criativa que atua no sul de Santa Catarina. As baleias francas são avistadas de junho à novembro, com bastante destaque nas cidades de Imbituba, Laguna e Garopaba, locais considerados, berçário natural dessa espécie. A Franquita é uma baleia franca que avista os humanos. A personagem tem o propósito de conectar pessoas e cidade.

FINANCIAMENTO COLETIVO

O projeto piloto Experiência Franca poderá se viabilizar a partir de um financiamento coletivo que será lançado, dia 10 de abril numa plataforma online. Pessoas físicas e jurídicas terão a possibilidade de contribuir, fazer acontecer e ainda receber recompensas da Franquita.

MAIS INFORMAÇÕES

>>> email: oifranquita@gmail.com

>>> souIM, empresa de economia criativa da Isabella Torquato: falecomsouim@gmail.com

Destaques
Arquivo
bottom of page