Workshop capacita empresas locais sobre licitações públicas


Preparar e desmistificar a máquina pública para melhor atender a população, zelando sempre pela probidade administrativa e transparência, dando oportunidade para que as empresas locais tenham condições de participar de processos licitatórios no certame municipal, este foi um dos objetivos do Workshop de Licitação promovido pela Prefeitura Municipal de Imbituba, através da Secretaria de Administração, na última terça-feira (23).

Segundo o prefeito Rosenvaldo Júnior, a intenção é que, com o sucesso desta edição – foram cerca de duzentos participantes – novas edições sejam realizadas, capacitando cada vez mais pessoas e empresas. “A licitação é o principal e o único meio de vender, locar, prestar serviços ou mão de obra para órgãos públicos seja ele no governo municipal, estadual e até federal. Existem muitos mitos quanto ao processo e é isto que tentamos abordar de forma objetiva e clara, para que todos possam crer na transparência da licitação e acreditar que também podem participar”, falou o Prefeito.

Amilton Gonçalves de Souza, Secretário de Administração, fala que o principal objetivo é oportunizar a participação dos pequenos, médios e grandes empresários da cidade, participando ativamente das atividades do poder público de forma transparente. “O treinamento teve a finalidade de esclarecer e mostrar como funciona um processo licitatório completo. Estamos abrindo as portas da Prefeitura para capacitar todas as empresas da cidade, atraindo mais empresas e maximizando os resultados dos processos licitatórios”, avalia.

Com inscrições gratuitas e entrega de certificados, os participantes puderam identificar os principais conceitos referentes ao processo licitatório; conhecer os princípios básicos e legais que regem o procedimento licitatório; os diversos tipos e modalidades de Licitação; avaliar as características do Edital; distinguir os principais documentos para habilitação; e serem incentivados a participarem das sessões de licitação promovidas pela Prefeitura Municipal.