Workshop “Estratégias para elaborar um plano de comunicação para ONGs e Associações Comunitárias”

Workshop quer mostrar como uma comunicação eficiente faz toda a diferença para o terceiro setor

Nos dias 16 e 18 de outubro, das 19h às 22h, a Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, em Imbituba, vai abrigar o workshop “Estratégias para elaborar um plano de Comunicação para ONGs e Associações Comunitárias”, com a jornalista e professora Viviane Rodrigues. O evento quer ilustrar a importância das ferramentas e ações de comunicação para os dirigentes e membros destas instituições.

Nos relatórios e na rigidez dos gráficos, a importância das Organizações Não Governamentais (ONGs) e das Associações Comunitárias, na mediação entre a população e os diversos setores da sociedade, se evidencia através dos números. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, são mais de 273 mil associações sem fins lucrativos que ajudam a desenvolver diversos aspectos humanos, nos mais variados recantos do Brasil.

Além de levar cidadania e desenvolvimento, coisas que fogem aos domínios da estatística, para muita gente no país, estas associações e organizações, para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda contribuem com 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional, chegando aos R$ 32 bilhões em 2015. No mundo, a NGOfacts - uma campanha que destaca dados importantes de ONGs e outras instituições sem fins lucrativos e de caridade no planeta - calcula que são 10 milhões de associações sem fins lucrativos e o setor continua crescendo.

Muito do sucesso de inúmeras ONGs e associações reside, além da realização das tarefas a que se propuseram, em se comunicar bem e se aliar as pessoas da região em que estão inseridas, promovendo um diálogo constante com a sociedade. Este é o tema do workshop que será dado por Viviane.

“Ilustrar como a comunicação ainda é mal compreendida e mostrar como um plano de comunicação bem pensado pode ser uma ferramenta estratégica muito importante para as instituições, em essencial, os nossos assuntos. Uma boa comunicação serve não apenas para que ONGS e associações apresentem as próprias realizações de forma mais profissional, mas também, para criar vínculos mais profundos e conclamar a uma participação mais efetiva da comunidade”, diz a professora.

A parceria deste Workshop que pretende oportunizar melhorias na comunicação de ONGs e Associações Comunitárias surgiu a partir do contato da Fotógrafa e Jornalista, Viviane Rodrigues, que procurou a equipe da Biblioteca para propor uma ação voluntária e juntas optaram por uma atividade que beneficie a comunidade. Para a equipe da biblioteca esta é mais uma ação que reúne a comunidade em busca de aprendizado.

Lembrando que para se inscrever é preciso preencher o formulário online, disponível abaixo. As inscrições são gratuitas e encerram no dia 15 de outubro de 2017. Para participar é fundamental entregar o Termo de Cessão de Direito de Uso de Imagem e Voz, no dia do Workshop o Termo estará disponível para assinatura, antes do evento.

Serviço Gratuito Workshop “Estratégias para elaborar um plano de comunicação para ONGs e Associações Comunitárias” Data: 16 e 18/10/2017 Horário: das 19h às 22h Local: Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa Endereço: Rua Nereu Ramos, 276 - Centro - Imbituba/SC Termo de Imagem e voz: http://bit.ly/TermoImagemVozWorkshopComunicacao Inscrições: http://bit.ly/InscricaoWorkshopComunicacao Sobre a palestrante Viviane Rodrigues

Viviane tem mestrado em Comunicação e Linguagens, possui 20 anos de experiência como jornalista e fotógrafa profissional e 16 como professora do ensino técnico e superior, presencial e a distância. Foi chefe da assessoria de comunicação da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Santa Catarina, durante cinco anos. Há quatro anos também realiza voluntariamente, na Praia da Vila e em outras, da região, o projeto “Breve Inventário da Falta de Bom Senso”, onde recolhe, fotodocumenta e destina o lixo encontrado. Depois, a ação se completa com o envio da foto do material abandonado na praia para a empresa responsável, exigindo delas ações ambientais educativas. No site www.vivianerodrigues.com você tem acesso a um pouco do trabalho da profissional. Fonte: Viviane Rodrigues e Equipe Biblioteca Foto: Juh Moraes

Destaques
Arquivo
Tags de Notícias

Faça parte desta entidade e tenha acesso às melhores soluções para sua empresa.

Venha fazer parte da ACIM:

ACIM - Associação Empresarial de Imbituba

Rua Nereu Ramos, 815 - Sala 201/A

Centro - Imbituba / Santa Catarina

Telefone: +55 (48) 3255-1415

 

Email: atendimento@acimimbituba.org

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • whatsapp

​© 2020 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

Agência Onde - Tubarão/SC