SCPar Porto de Imbituba conscientiza colaboradores com a 1ª Parada do Meio Ambiente


Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a SCPar Porto de Imbituba realizou na última semana (dias 13 e 14 ) a 1ª Parada do Meio Ambiente, evento com diversas atividades de conscientização e incentivo a uma vida mais sustentável. Ao final, um desafio foi lançado: a campanha “Use, mas não abuse!”.

Na quarta-feira (13), o festival de curtas abriu a programação para a equipe da Autoridade Portuária. Estiveram em cartaz produções como “A história das coisas”, a respeito dos impactos ambientais causados pelos hábitos de consumo; e “Brasil Orgânico”, que reúne iniciativas de produção orgânica nos biomas brasileiros. À tarde, a palestra sobre Gestão de Resíduos, com o engenheiro e diretor da Brooks Ambiental, Sérgio Eduardo de Souza, apresentou um panorama local e mundial da metodologia de destinação dos resíduos.

Na quinta-feira (14) foi a vez de os trabalhadores portuários conhecerem mais de perto os 19 Programas de Monitoramento realizados no Porto de Imbituba. Estes programas integram o Plano de Controle Ambiental (PCA) da Autoridade Portuária e servem como bases para ações de prevenção e promoção da qualidade ambiental no porto.

Para encerrar os dois dias de muita conversa sobre sustentabilidade e preservação, foi realizada uma exposição de produtos locais, entre eles, obras de arte, artesanato e bens de consumo; doadas mudas de plantas nativas brasileiras, como o araçá e a pitangueira, e sorteada uma cesta de produtos catarinenses.

Use, mas não abuse!

“Poupe a natureza, pense consciente” é o lema da nova campanha interna elaborada pela SCPar Porto de Imbituba e lançada na 1ª Parada do Meio Ambiente. A ação tem como objetivo estimular o consumo consciente e a adoção de atitudes sustentáveis pelos trabalhadores portuários. Semanalmente, serão auditados os hábitos de todos os setores, como o uso de copos descartáveis, a separação do lixo e a adoção de boas práticas, visando à conservação do meio ambiente.